Paisagens e visões míticas, questões de gênero e a cidade no romance "Mar Morto", de Jorge Amado / Landscapes and mythical views, gender issues and the city on “Dead Sea”, a novel by Jorge Amado

Autores

  • Jânio Roque Barros de Castro Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/geograficidade2015.52.a12943

Palavras-chave:

Paisagens Míticas, Lugar, Mar, Mulher, Cidade

Resumo

No presente texto, analisa-se o livro Mar morto, uma obra literária do consagrado escritor Jorge Amado, publicada em meados década de 1930, que trata da trama romântica entre o pescador Guma e Lívia. Inicialmente, faz-se uma discussão sobre a relação entre o além e as divindades e os espaços / lugares reais onde a trama foi cenarizada, com destaque para a Baía de Todos os Santos e seu entorno. Posteriormente analisam-se as abordagens do autor acerca do papel da mulher nessa obra, que transita da submissão da sociedade machista da época, passando pela rebeldia daquelas que subvertem essa situação e se estende até a divinização feminina com forte dimensão mítica. Por último, além do romance Mar morto, faz-se uso de alguns trechos do livro Baía de Todos os Santos para se tematizar e problematizar as leituras sobre cidade, com especial ênfase em Salvador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jânio Roque Barros de Castro, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus V Santo Antônio de Jesus e do Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional na referida instituição. Doutor em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Possui graduação e especialização em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Orienta dissertações de Mestrado, pesquisas de iniciação científica e monografias de graduação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Recôncavo: Território, Cultura, Memória e Meio Ambiente. Membro da Rede de Pesquisadores / Professores do NEER - Núcleo de Estudos em Espaço e Representações. Publica capítulos de livros e artigos em periódicos do Brasil e do exterior sobre festas populares, a relação entre cultura e espaço urbano e sobre abordagens da Geografia Cultural contemporânea.

Referências

AMADO, Jorge. Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e mistérios de Salvador. - São Paulo: Companhia das Letras, 2012 [1945].

_____________ . Os pastores da noite. - São Paulo: Companhia das Letras, [1964] 2009.

_____________ . Mar morto. Companhia das Letras. – São Paulo, [1936] 2008.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. – São Paulo: Martins Fontes, 1993.

CASTRO, Janio Roque B. de. Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano. – Salvador: EDUFBA, 2012.

CASTRO, Janio Roque B. de. Os sertanejos e o sertão vistos na/da capital da Bahia e as diferentes leituras/vivências da cidade de Salvador em duas obras de Jorge Amado. In: SILVA, Maria Auxiliadora da e SILVA, Harlan R. Ferreira – Geografia, literatura e arte: reflexões. Salvador. – EDUFBA, 2010. P. 51 – 64.

CLAVAL, Paul. A revolução pós-funcionalista e as concepções atuais da Geografia. In: MENDONÇA, F. e KOZEL, S. (Orgs.) Elementos de epistemologia da Geografia contemporânea. – Curitiba: Ed. da UFPR, 2002. P. 11 – 43.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: a natureza da realidade geográfica. Tradução: Werther Holzer. – São Paulo: Perspectiva, 2011.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 05; Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. – São Paulo: Ed. 34, 1997.

________________________ . O que é a Filosofia. Tradução de Bento Prado Júnior e Alberto Alonso Munoz. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

ELIADE, Mircea. Imagens e Símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinho. Ensaio sobre o simbolismo mágico – religioso. Tradução: Sonia Cristina Tamer. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

JUNG, CARL G. O homem e seus símbolos. 6. ed. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1987.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. – 2ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2000.

TUAN, YI – Fu. Espaço e lugar. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo, DIFEL, 1983.

____________ . Topofilia. Um estudo da percepção. Atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo, DIFEL, 1980.

Downloads

Publicado

2015-08-11

Como Citar

Castro, J. R. B. de. (2015). Paisagens e visões míticas, questões de gênero e a cidade no romance "Mar Morto", de Jorge Amado / Landscapes and mythical views, gender issues and the city on “Dead Sea”, a novel by Jorge Amado. Geograficidade, 5(2), 38-51. https://doi.org/10.22409/geograficidade2015.52.a12943

Edição

Seção

Artigos