Quando a geografia encontra a literatura: Paisagem cósmica e conflito de visões em “Tuareg” de Alberto Vázquez-Figueroa / When geography meets literature: cosmic landscape and conflitct of visions in "The Tuareg" by Alberto Vázquez-Figueroa

Bruno Frank

Resumo


Como transmitir a experiência do deserto? O que o genius loci (espirito do lugar) pode nos ensinar sobre o homem que habita essas planícies “estéreis’”? O romance Tuareg pode conter algumas respostas. Nele, o protagonista mantém uma série de vínculos com o ambiente, a política e os conflitos, cuja natureza de relações possui forte riqueza poética e significado geográfico. O artigo inicia com uma análise do escritor no contexto da obra para em seguida tecer algumas considerações a respeito da estrutura da narrativa, de forma a trazer o estilo e como sua essência capta os fenômenos. Em seguida desenvolvem-se, de forma sintética, os modos de vida, a hierarquia e algumas caraterísticas dos povos Tuaregues para enquadrar na obra os temas: fronteiras, território, conflitos, política pós-colonial e por fim, o palco do romance: A Paisagem.

 


Palavras-chave


Geografia, Literatura, Paisagem, Alberto Vázquez-Figueroa, Tuareg

Texto completo:

PDF

Referências


ÁVALOS, J. R. El elemento árabe en la narrativa Española contemporánea: Tuareg. Anuario de Estudios Filológicos, Extremadura, XXVI, 2003, p. 355-367.

BERNUS, E. Dates, Dromedaries, and Drought: Diversification in Tuareg Pastoral Systems. In: GALATY, G.; JOHNSON, L. The World of Pastoralism: Herding Systems in Comparative Perspective. [S.l.]: The Guilford Press, 1990. 436p.

BROSSEAU, M. Geografia e Literatura. In: ROSENDHAL, Z.; CORRÊA, L. Geografia cultural: Uma Antologia. Rio de Janeiro: Eduerj, v. II, 2013, p. 165-292.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise de Discurso. São Paulo: Contexto, 2014.

CHESTERTON, G. K. Hereges. 2ª. ed. São Paulo: Ecclesiae, 2012.

HOURANI, A. Uma História dos povos Árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

HUMBOLDT, A. V. Quadros da Natureza. São Paulo : Brasileira Ltda., v. 1, 1952.

NORBERG-SCHULZ, C. Genius Loci: Towards a Phenomenology of Architecture. New York: Rizzoli, 1980.

OZ, A. Contra o fanatismo: Como curar um fanático. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

RICO, E. M. La Historia como aventura en Alberto Vázquez-Figueroa. DICENDA: Cuadernos de Filología Hispânica, Madrid, v. 26, p. 343-362, 2008.

SOWELL, T. Conflitos de Visões: Origens ideológicas das lutas Políticas. São Paulo: É Realizações, 2011.

TUAN, Y.-F. Topofilia: Uma estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: EDUEL, 2012.

VÁZQUEZ-FIGUEROA, A. Tuareg. 12º. ed. Porto Alegre: L&PM, 2012 [1988].




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2016.61.a12952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.