Numa toca no chão vivia um hobbit: um olhar sobre o lugar em "O hobbit" de J. R. R Tolkien / In a hate in the ground there lived a hobbit: an eye at the place in “The hobbit” by J. R. R. Tolkien

Francyjonison Custodio Nascimento

Resumo


A abordagem cultural da Geografia, ao privilegiar a mediação do conhecimento por meio de dados culturais e o Humanismo, elegeu a experiência, a subjetividade e os sentimentos humanos como elementos dos estudos geográficos; não resumindo-os a meros inventários de coisas sobre o espaço. Assim, a Literatura ganhou mais destaque nas análises geográficas. Partindo disso, objetivou-se analisar, a luz da abordagem cultural da Geografia, como a categoria lugar está inserida em “O hobbit” de J.R.R. Tolkien, uma obra pertencente ao gênero da Literatura Fantástica. Para tanto, fez-se uso de levantamentos bibliográficos com um arcabouço teórico que compõe as discussões a respeito das interrelações entre a abordagem cultural da Geografia e a Literatura bem como sobre o lugar. Conclui-se que a literatura tolkieniana elucida uma ideia de lugar como espaço permeado e imbuído pelo sentimento, sendo este gerado através de experiência; tendo na figura da toca hobbit o lugar por excelência.


Palavras-chave


Geografia, Literatura, Lugar, John Ronald Reuel Tolkien

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A Filosofia do Não; O Novo Espírito Científico; A Poética do Espaço. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha;Traduções de Joaquim José Moura Ramos... (et. Al.) – 2 ed., São Paulo, Abril Cultural, 1984.

BERDOULAY, Vincent. Espaço e cultura. In: Castro, Gomes & Correia. Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012.

BROSSEAU, Marc. Geografia e literatura. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL,Zeny (orgs.). Literatura, música e espaço. Rio de Janeiro. EdUERJ, 2007.

CARPENTER, Humphrey. As Cartas de J. R. R. Tolkien. Curitiba: Arte e Letra, 2006.

FERREIRA, Luiz Felipe. Acepções recentes dos conceitos de lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Revista Território. Rio de Janeiro, ano V, n. 09, julho/dezembro de 2000. p. 65-83.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. A região e o lugar: novos significados na análise geográfica. In: BICALHO, A.M.S.M; DINIZ, M.S. A geografia a as transformações globais: conceitos e temas para o ensino. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.

______ . Geografia fin-de-siècle : o discurso sobre a ordem do mundo e o fim das ilusões. In: Paulo Cesar da Costa Gomes; Ina Elias de Castro; Roberto Lobato Correa. (Org.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, v. 1, p. 13-43.

______ . Geografia e Modernidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

MCDOWELL, L. A transformação da Geografia Cultural. In: GREGORY, D. et all. (Org.) Geografia Humana: Sociedade, Espaço e Ciência Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

MEINIG, Donald W. O olho que observa: dez versões da mesma cena. Espaço e Cultura (UERJ), n.13, p.35-46, 2002.

OLIVEIRA, Lívia de. O sentido do lugar. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (Orgs.). Qual o Espaço do Lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine. Terra dos homens. Trad. Rubem Braga. José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1970.

TOLKIEN, J.R.R. Sobre histórias de fadas. Trad. Ronald Eduard Kyrmse. São Paulo: Conrad Livros, 2006.

______. O Hobbit. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

______. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 2012.

ZANATTA, Beatriz Aparecida. A abordagem cultural da Geografia. Temporis(ação) (UEG), v.1, p. 249-262, 2008




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2017.71.a12971

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.