Numa toca no chão vivia um hobbit: um olhar sobre o lugar em "O hobbit" de J. R. R Tolkien / In a hate in the ground there lived a hobbit: an eye at the place in “The hobbit” by J. R. R. Tolkien

Francyjonison Custodio Nascimento

Resumo


A abordagem cultural da Geografia, ao privilegiar a mediação do conhecimento por meio de dados culturais e o Humanismo, elegeu a experiência, a subjetividade e os sentimentos humanos como elementos dos estudos geográficos; não resumindo-os a meros inventários de coisas sobre o espaço. Assim, a Literatura ganhou mais destaque nas análises geográficas. Partindo disso, objetivou-se analisar, a luz da abordagem cultural da Geografia, como a categoria lugar está inserida em “O hobbit” de J.R.R. Tolkien, uma obra pertencente ao gênero da Literatura Fantástica. Para tanto, fez-se uso de levantamentos bibliográficos com um arcabouço teórico que compõe as discussões a respeito das interrelações entre a abordagem cultural da Geografia e a Literatura bem como sobre o lugar. Conclui-se que a literatura tolkieniana elucida uma ideia de lugar como espaço permeado e imbuído pelo sentimento, sendo este gerado através de experiência; tendo na figura da toca hobbit o lugar por excelência.


Palavras-chave


Geografia, Literatura, Lugar, John Ronald Reuel Tolkien

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A Filosofia do Não; O Novo Espírito Científico; A Poética do Espaço. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha;Traduções de Joaquim José Moura Ramos... (et. Al.) – 2 ed., São Paulo, Abril Cultural, 1984.

BERDOULAY, Vincent. Espaço e cultura. In: Castro, Gomes & Correia. Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012.

BROSSEAU, Marc. Geografia e literatura. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL,Zeny (orgs.). Literatura, música e espaço. Rio de Janeiro. EdUERJ, 2007.

CARPENTER, Humphrey. As Cartas de J. R. R. Tolkien. Curitiba: Arte e Letra, 2006.

FERREIRA, Luiz Felipe. Acepções recentes dos conceitos de lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Revista Território. Rio de Janeiro, ano V, n. 09, julho/dezembro de 2000. p. 65-83.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. A região e o lugar: novos significados na análise geográfica. In: BICALHO, A.M.S.M; DINIZ, M.S. A geografia a as transformações globais: conceitos e temas para o ensino. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.

______ . Geografia fin-de-siècle : o discurso sobre a ordem do mundo e o fim das ilusões. In: Paulo Cesar da Costa Gomes; Ina Elias de Castro; Roberto Lobato Correa. (Org.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, v. 1, p. 13-43.

______ . Geografia e Modernidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

MCDOWELL, L. A transformação da Geografia Cultural. In: GREGORY, D. et all. (Org.) Geografia Humana: Sociedade, Espaço e Ciência Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

MEINIG, Donald W. O olho que observa: dez versões da mesma cena. Espaço e Cultura (UERJ), n.13, p.35-46, 2002.

OLIVEIRA, Lívia de. O sentido do lugar. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia de (Orgs.). Qual o Espaço do Lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine. Terra dos homens. Trad. Rubem Braga. José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1970.

TOLKIEN, J.R.R. Sobre histórias de fadas. Trad. Ronald Eduard Kyrmse. São Paulo: Conrad Livros, 2006.

______. O Hobbit. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

______. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 2012.

ZANATTA, Beatriz Aparecida. A abordagem cultural da Geografia. Temporis(ação) (UEG), v.1, p. 249-262, 2008




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2017.71.a12971

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.