Paisagem e lugar na configuração do espaço fílmico pós-apocalíptico de “WALL•E” / Landscape and place in “WALL•E” pos-apocalyptic space configuration

Brendo Francis Carvalho, Almir Nabozny

Resumo


O presente ensaio de Geografia Fílmica visa debater como a paisagem e o lugar constitui o espaço fílmico pós-apocalítico de “WALL•E. O espaço fílmico é compreendido como um campo das ações que condensa uma lógica de associação entre representação e realidade. Para esta análise foram observados alguns aspectos técnicos do filme, a composição das cores, a técnica de animação, o uso da música e o movimento das câmeras. Destaca-se a paisagem como uma forma de pensamento e horizonte do espaço construído e o uso de sentidos de lugar na condição de presença e ausência do Humano no Planeta Terra; esses dois aspectos configuram uma ordem espacial (argumento geográfico) no debate de um mundo pós-apocalíptico problematizado no filme.


Palavras-chave


Geografia do Cinema. Geografia Fílmica. Paisagem. Lugar.

Texto completo:

PDF

Referências


Direção: Roland Emmerich. Produção: Roland Emmerich, Mark Gordon, Harald Kloser, Larry J. Franco, Ute Emmerich. Columbia Pictures, 2009. 1 DVD (158 min).

AITKEN, Stuart C; ZONN, Leo E. Re-Apresentando o lugar pastiche. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009, p. 15-58.

AITKEN, Stuart. C; DIXXON, Deborah P. Imagining geographies of film. Erdkunde, p. 326-336. Dezembro, 2006.

APOCALIPSICINE - o fim do mundo no cinema. Disponível em: http://cinusp.dobralab.com.br/mostra/2012/12/apocalipscine_o_fim_do_mundo_no_cinema. Acesso em 05 de dez. 2017.

BESSE, Jean-Marc. O gosto do mundo: Exercícios de Paisagem. Trad. Annie Cambe. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

COLLOT, Michel. Poética e Filosofia da Paisagem. Org. trad. Ida Alves. Rio de Janeiro: Editora Oficina Raquel, 2013.

COSTA, Maria Helena B. V. da. Espaço, Tempo e Cidade Cinemática. Espaço e Cultura. vol. 1, n. 13, p. 63-75. Jan/Jun., 2002.

DARDEL, Eric. O Homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DIA depois de amanhã, O. Direção: Roland Emmerich. Produção: Roland Emmerich, Mark Gordon, Kelly Van Horn. Centropolis Enterteinement, 2004. 1 DVD (124 min).

DIAMOND, Jared. Colapso: ou como as sociedades escolhem seu declínio. 5 ed. Trad. Alexandre Raposo. Rio de Janeiro, São Paulo: Ed. Record, 2007.

EARTH (WALL-E). Pixar Wiki. s/d. Disponível em: . Acesso em 02 dez 2017.

ENSAIO sobre a cegueira. Direção: Fernando Meirelles. Produção: Andrea Barata Ribeiro, Niv Fichman, Sonoko Sakai. Focus Features, 2008. 1 DVD (121 min).

ET, o extraterrestre. Direção: Steven Spilberg. Produção: Melissa Mathison. Universal Pictures, 1982. 1 DVD (115 min).

EU sou a lenda. Direção: Francis Lawrence. Produção: Akiva Godsman, David Heyman, James Lassiter, Neal H. Moritz. Warner Bros Pictures, 2007. 1 DVD (100 min).

FERRAZ, Claudio Benito Oliveira. Imagem e Geografia: considerações a partir da Linguagem Cinematográfica. Revista Espaço & Geografia. v. 15, n. 2. p. 357-384, 2012.

FIORAVANTE, Karina Eugenia; FERREIRA, Lohanne Fernanda Gonçalves. Ensino de Geografia e Cinema: perspectivas teóricas, metodológicas e temáticas. Revista Brasileira de Educação em Geografia. v. 6, n. 12, p. 209-233, 2016.

FIORAVANTE, Karina Eugenia. Geografia e Cinema: a produção cinematográfica e a construção do conhecimento geográfico. 2016, 287 f. Tese (Doutorado em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GOMES, Paulo César da Costa. Cenários para a geografia: sobre a espacialidade das imagens e suas significações. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Espaço e cultura: Pluralidade temática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, p. 187-209.

INDEPENDENCE day. Direção: Roland Emmerich. Produção: Dean Devlin, Willian Fay. Twentieth Century Fox Film Corporation, 1996. 1 DVD (144 min).

JOVCHELOVITCH, Sandra. Os Contextos do Saber: Representações, comunidade e Cultura. Trad. Pedrinho Arcides Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2008.

LIVRO de Eli, O. Direção: Albert Hughes, Allen Hughes. Produção: Andrew A. Kosove, Broderick Johnson, David Valdes, Denzel Washington, Joel Silver, Susan Downey. Summit Enterteinement, 2010. 1 DVD (117min.). son., color. MAD Max. Direção: George Miller. Produção: Byron Kennedy. Village Rodshow Pictures, 1979. 1 DVD (88 min).

MATRIX. Direção: Lana Wachowski, Lili Wachowski. Produção: Joel Silver. Warner Bros. Pictures, 1999. 1 DVD (136 min).

MENDES, Rui Paes. A Paisagem Como Elemento de Apropriação Artística. Revista Diacrítica. vol. 29, n.2, p. 251-267, 2015.

PLANETA dos macacos. Direção: Franklin J. Schaffner. Produção: Mort Abrahams, Arthur P. Jacobs. Twentieth Century Fox Film Corporation, 1968. 1 DVD (112 min).

SPIEGEL, Josh. The Greatest Feat of “WALL-E”. The Pixar Times. 20 de Maio de 2014. Disponível em: . Acesso em 02 dez. 2017.

TOY Story 3. Direção: Lee Unkrich. Produção: Darla K Anderson, Nicole Paradis Grindl. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2010. 1 DVD (103 min).

TUAN, Yi-Fi. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

UP – Altas aventuras. Direção: Pete Docter. Produção: Jonas Rivera. Walt Disney Studios Motion Pictures, 2009. 1 DVD (96 min).

WALL•E. Direção: Andrew Stanton. Produção: Jim Morris. Walt Disney Studio Motion Pictures, 2008. 1 DVD (98 min).

WATERWORLD: O Segredo das Águas. Direção: Kevin Reynolds. Produção: John Davis, Charles Gordon, Lawrence Gordon e Kevin Costner. Universal Pictures, 1995.1 DVD (135 min).




DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2019.91.a13167

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Geograficidade

 

 

Logotipo do Crossref Licença Creative Commons

Todos os textos da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Cultural Humanista estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.