José Veríssimo e a Proposta da Geografia Pátria na primeira República Brasileira vista através dos programas de Geografia do Gymnasio Nacional

Mônica Sampaio Machado

Resumo


Resumo:  O trabalho ora proposto  tem como fonte de estudo a obra de um dos mais importantes intelectuais do final do século XIX, o crítico literário José Venssimo Dias de Matos - A Educação Nacional. Publicada em 1890, primeiro ano do regime republicano, foi a mais representativa e importante obra da vertente  pedagógica  do autor. Será analisada a proposta de implantação da Geografia Pátria para a Primeira República  brasileira, apresentada por Veríssimo em A Educação Nacional e investigada sua repercussão no contexto nacional, entre os anos de 1892  e 19  12, através do exame dos conteúdos programáticos ministrados no Gymnasio Nacional, estabelecimento padrão de  ensino oficial  no Brasil à época. Para tanto, o trabalho está dividido em quatro partes. Na primeira, utilizando informações "biobibliográficas", procura-se  apresentar a  importância  intelectual  de José Veríssimo, situando-o no  cenário  cultural  brasileiro da época. A  segunda parte  é  dedicada à  apresentação da Educação Nacional  e da Geografia Pátria. A terceira, ao Gymnasio Nacional e aos programas de geografia. E, por fim, a quarta parte é dedicada à análise desses programas à luz das propostas de Veríssimo.

Abstract:  This study  is based on the essay written by one of the mos! important scholar of lhe end of the XIX century, the book critic José Veríssimo de Dias de Matos -  “A  Educação Nacional”  (National Education). This essay, published  in 1890, thefirst year of the republican rule in Brazil, was the most representative and  important  from  the  author’s pedagogical  works.  This study  aims basically  to analyze  the  proposal  for  implementation  of the Nation Geography during the Brazilian First Republic, presented  by Veríssinio in  “A  Educação Nacional”  and  investigate the proposal  repercussion  in the country context between  1892 and  1912, through the examination of  the contents of  the National Lower Secondary School  Program, which  was Brazil official education  standard  at  that  time.  The study  is divided in  four parts.  In  the first part,  using  “biobibliographical”  information, I  emphasize the  intellectual  importance  of  Jose  Veríssimo as well  as  his  role  in  that period  Brazilian  cultural scene. The second part is dedicated to introduce National Education and National Geography. In the third, I discuss the National Lower Secondary School and the geography programs. Finally, in the fourth  part,  I  analyze these programs  in view of  Verissimo’s proposals. 


Palavras-chave


Historia da Geografia;Geografia Brasileira; Geografia Nacional;Educação Nacional;Gymnasio Nacional

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DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2003.v5i9.a13445

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