O planejamento territorial no Brasil nos anos 1990: as ações das empresas globais de consultoria (o caso da Booz-Allen & Hamilton)

Autores

  • Adriana Maria Bernardes da Silva Universidade de Campinas
  • Alcides Manzoni Neto Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2008.v10i20.a13562

Palavras-chave:

uso do território brasileiro, globalização, informação, empresas de consultoria, planejamento territorial.

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de nossas pesquisas. Procuramos analisar as empresas globais de consultoria como importantes atores do alargamento dos contextos da globalização no território brasileiro. Nos anos 1990, tais empresas ampliaram seus laços de cooperação com o Estado, legitimando, entre outras ações, uma nova concepção de planejamento territorial para viabilizar a denominada integração competitiva entre as regiões. Destacamos, nesse contexto, as ações da empresa Booz-Allen & Hamilton junto ao governo federal na condição de um dos agentes responsáveis pelo novo planejamento territorial brasileiro, com participação na concepção dos Planos Plurianuais (PPAs), especialmente o Programa “Avança Brasil” (2000-2003).

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Publicado

2010-07-02

Como Citar

Silva, A. M. B. da, & Manzoni Neto, A. (2010). O planejamento territorial no Brasil nos anos 1990: as ações das empresas globais de consultoria (o caso da Booz-Allen & Hamilton). GEOgraphia, 10(20), 53-73. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2008.v10i20.a13562

Edição

Seção

Artigos