Debates e perspectivas do lugar na geografia

Autores

  • Flávio Bartoly Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i26.a13625

Palavras-chave:

lugar, conceito chave, não lugar

Resumo

O status de conceito-chave não reflete a atenção ou a importância dispensada ao lugar no âmbito da geografia. Quando não é esquecido, acaba sendo confundido. Talvez mais danoso do que o esquecimento seja a aplicação incorreta do conceito. A restrita utilização do lugar nos trabalhos dos geógrafos é a implicação mais importante da escassez de debates.

As ideias relativas a uma sociedade tão “transparente”, à produção de lugares legitimados pela cultura e aos rituais tradicionais que tratam da estabilidade que permeia um mundo fechado, intocado, produto inteiramente genuíno das origens e dos valores de um grupo social não podem traçar a única possibilidade de aplicação do conceito de lugar. Trata-se de uma restrição que praticamente inviabiliza a capacidade explicativa do conceito, pois a existência de sociedades e/ou o estabelecimento de relações intocadas e “genuínas” com o espaço são aspectos extremamente discutíveis e residuais.

O lugar pode ser pensado como produto da tensão entre uma dimensão abstrata, afetiva, e uma dimensão material, objetiva, que não necessariamente se reduz à escala local. Assim, caminhamos para longe de reflexões que enxergam na progressiva ampliação do processo de globalização o fim dos lugares, ou mesmo a prevalência da produção do que chamam de “não lugares”. As mais variadas transformações espaciais contemporâneas, incluindo aquelas relativas às sensações de pertencimento a uma dada porção de espaço, parecem significar um desafio, especialmente para os geógrafos, no sentido de encontrarem novos sentidos e novas perspectivas para o lugar. Distante de seu esgotamento, a produção de lugares no mundo contemporâneo, assim como ele próprio, está em permanente transformação, o que torna as reflexões mais complexas, mais instigantes e mais necessárias.

É precisamente através de uma reflexão acerca de algumas dessas questões que pretendemos contribuir com o avanço das discussões sobre o conceito. Neste artigo, selecionamos algumas questões referentes à validade da conceituação e aplicação do lugar na geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Bartoly, Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2012-06-13

Como Citar

Bartoly, F. (2012). Debates e perspectivas do lugar na geografia. GEOgraphia, 13(26), 66-91. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2011.v13i26.a13625

Edição

Seção

Artigos