Soberania alimentar e campesinato: disputas teóricas e territoriais

Autores

  • Eliane Tomiasi Paulino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13702

Palavras-chave:

Soberania alimentar, segurança alimentar, técnicas hegemônicas e contra-hegemônicas

Resumo

O problema da fome no planeta ganhou centralidade na agenda do desenvolvimento desde que o pacote químico-mecânico para a agricultura adentrou os países periféricos, pois o número de pessoas com privações extremas aumentou, a despeito do crescimento exponencial da produtividade. Depreende-se que tal malogro resulta da reiterada prescrição da solução, orientada para a segurança alimentar, cujo foco é o abastecimento e a via é o mercado, em si excludente, porque locus por excelência do projeto de acumulação que tem a técnica como elo estruturante, daí os limites das inovações convencionais para a agricultura, seja qual for o incremento de produtividade possível em seu seio. Por isso, vislumbra-se como possibilidade a ser construída aquela que transcenda esse modelo alimentar e que seja capaz de culminar em um modelo de sociedade em que a cooperação e a parcimônia tenham lugar, e que por ora se expressa melhor no conceito de soberania alimentar. Refletir sobre seus respectivos rebatimentos territoriais à luz das relações de classe, das contradições e potencialidades que aí pulsam é o propósito desse texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Tomiasi Paulino, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina, na área de Geografia Humana. Doutora em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente, com Pós Doutorado em instância compartilhada entre dois programas, o Estudios del Desarrollo, da Universidade Autónoma de Zacatecas, México (estágio concluído) e o International Development Studies, da Saint Mary's University, Halifax, Canadá (estágio em andamento).

Downloads

Publicado

2015-05-16

Como Citar

Paulino, E. T. (2015). Soberania alimentar e campesinato: disputas teóricas e territoriais. GEOgraphia, 17(33), 177-204. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13702

Edição

Seção

Artigos