A paisagem na análise geográfica: considerações sobre uma paisagem rural em Guarapuava-PR

Autores

  • Fernando Veronezzi Universidade Estadual de Maringá
  • Sergio Fajardo Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i34.a13718

Palavras-chave:

Paisagem, Paisagem Rural, Categorias Geográficas, Agricultura Orgânica

Resumo

O presente artigo aborda a paisagem como uma categoria de análise importante para a Geografia, apresentando o conceito a partir da ótica Humana da disciplina. Assim, por meio da percepção dos moradores da área próxima ao rio Guabiroba, em Guarapuava – PR, procurou-se interpretar a relação dos proprietários com a paisagem do seu entorno. Nessa direção, a relação destes com a paisagem rural envolve questões das esferas econômica, social, cultural e ambiental – entre as quais se destaca a prática da agricultura orgânica como tendência e elemento fundamental para a leitura da paisagem rural em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Veronezzi, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Guarapuava-PR. Tem experiência como professor de Ensino Fundamental e Médio na rede pública do estado do Paraná. Atualmente é mestrando no Programa de Pós graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá e Bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pesquisando temas da Geografia Agrária, principalmente no que se refere a questão da modernização da agricultura; expropriação, proletarização e exclusão camponesa na região de Jaboticabal, interior do estado de São Paulo. 

Sergio Fajardo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava, Paraná

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), UNICENTRO, em Guarapuava - PR. Doutor em Geografia pela UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP (2007) e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) onde também se graduou em Geografia (1997). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Econômica e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço Rural, Desenvolvimento Regional, Organização do Espaço, Estudos Agrários, Cooperativismo Agropecuário, Paisagem Regional, Territorialidade Corporativa, Setor Agroindustrial, Agricultura Familiar, Economia Regional e Território, Categorias Geográficas e Epistemologia da Geografia. É autor dos livros "Territorialidades Corporativas no Rural Paranaense", publicado em 2008, e "Cooperativas Agropecuárias no Complexo Agroindustrial", de 2012. Foi Vice-Chefe do Departamento de Geografia da UNICENTRO, em Guarapuava-PR, 2009-2010, e ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Geografia da UNICENTRO no período 2011-2012.

Downloads

Publicado

2015-11-16

Como Citar

Veronezzi, F., & Fajardo, S. (2015). A paisagem na análise geográfica: considerações sobre uma paisagem rural em Guarapuava-PR. GEOgraphia, 17(34), 207-224. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i34.a13718

Edição

Seção

Artigos