Uma trajetória de investigação de Geografia Política sobre a gestão pública na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Autores

  • Augusto César Pinheiro da Silva PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i37.a13760

Palavras-chave:

Região metropolitana. Gestão pública. Federalismo. Macrorregiões. Rio de Janeiro.

Resumo

A geografia política atual vem apresentando discussões fundantes sobre as gestões territoriais em suas escalas federativas, no âmbito da justiça social e da modernização espacial. Quando as pesquisas geográficas buscam desvendar as potencialidades das ações públicas nas Regiões Metropolitanas (R.M.) do Brasil, encontram dados discrepantes entre as realidades cotidianas de municípios conurbados e as arquiteturas político-administrativas vigentes. A pesquisa em curso objetiva propor uma reflexão teórico-conceitual sobre outro escopo de organização territorial para essas macrorregiões ‘de Governo’ no país, compreendendo-se que as políticas metropolitanas precisam atender a uma gama de problemas cotidianos comuns que envolvem milhões de pessoas, que são contribuintes do erário público, movimentando recursos diversos. Tal reflexão deverá contribuir com as pesquisas de geografia sobre políticas territoriais no país, exemplificando-se na Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais específicas no contexto político-territorial brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto César Pinheiro da Silva, PUC-Rio

Professor Adjunto do Depto de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. Docente do PGE (Mestrado e Doutorado) em geografia da PUC-Rio; Prof. Adjunto do Depto de Ciências Humanas e Filosofia da UERJ.Pesquisador e líder do grupo de pesquisa GeTERJ / PUC-Rio com os temas Gestão do território, arquiteturas políticas da gestão pública, Políticas públicas educacionais e Geografia do Rio de Janeiro. pós-doutor em Políticas públicas educacionais pela Universidad Autónoma de Madrid.

Downloads

Publicado

2016-09-15

Como Citar

da Silva, A. C. P. (2016). Uma trajetória de investigação de Geografia Política sobre a gestão pública na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. GEOgraphia, 18(37), 95-114. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2016.v18i37.a13760

Edição

Seção

Artigos