LAND GRABBING E CRISE DO CAPITAL: POSSÍVEIS INTERSEÇÕES DOS DEBATES

Autores

  • Cássio Arruda Boechat Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos de Almeida Toledo Universidade de São Paulo
  • Fábio Teixeira Pitta Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13801

Palavras-chave:

Land Grabbing, Expropriação, Crise do capital, Espoliação, Ajuste espacial, David Harvey.

Resumo

O artigo aqui apresentado pretendeu realizar uma apreciação tanto do fenômeno recente denominado por land grabbing, comumente traduzido por “apropriação de terras”, bem como das diferentes formulações teóricas acerca do mesmo. Podemos sugerir que após as crises alimentares e financeiras da primeira década do século XXI, a expansão de tal fenômeno ficou perceptível e foi responsável por fundamentar a produção de estudos e artigos inicialmente quantitativos. Uma virada mais qualitativa de abordagem do land grabbing pôde, subsequentemente, ser formulada, a qual apresentamos em linhas gerais e visitamos seus principais autores com a finalidade, porém, de alcançarmos a crítica marxista da expropriação (como dimensão formativa e reprodutiva para a compreensão do land grabbing) como prática imanente ao capitalismo como forma de sociedade. Finalmente, detivemo-nos na apropriação teórica de David Harvey para o land grabbing, para podermos relacioná-lo à compreensão deste autor da crise imanente do capital e, conclusivamente, para sugerirmos alguns pontos de questionamento no que diz respeito à capacidade da própria expropriação funcionar como uma contratendência à crise atual do capital – por meio da "acumulação por espoliação" e do "ajuste espacial".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Arruda Boechat, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor de Geografia do CCHN/UFES. Mestre e doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP. Pós-doutorado pelo CPDA/UFRRJ e pelo IGCE/UNESP.

Carlos de Almeida Toledo, Universidade de São Paulo

Professor associado do Departamento de Geografia, da FFLCH/USP. Professor de pós-graduação do PPGH/USP.

Doutor em Geografia Humana, pela FFLCH/USP.

Fábio Teixeira Pitta, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando no PPGH/FFLCH/USP.

Doutor em Geografia Humana, pela FFLCH/USP. 

 

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Boechat, C. A., Toledo, C. de A., & Pitta, F. T. (2017). LAND GRABBING E CRISE DO CAPITAL: POSSÍVEIS INTERSEÇÕES DOS DEBATES. GEOgraphia, 19(40), 75 - 91. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13801

Edição

Seção

Artigos