Disciplinarização dos Estudos em Análise de Discurso

Autores

  • Bethania Mariani UFF
  • Vanise Medeiros UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32956

Resumo

Qual o estado atual das pesquisas em Análise de Discurso no Brasil? Essa pergunta, para ser objeto de reflexão, demanda uma outra: à Análise do Discurso corresponde um campo de produção de conhecimento nas Ciências Humanas e Sociais já estabelecido e em transmissão nas instituições universitárias? Sendo a resposta positiva para esta questão, qual a conjuntura teórica que constituiu tanto sua institucionalização quanto sua transmissão?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethania Mariani, UFF

Com Pós-doutorado pela Stanford University (USA), é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), bolsista 1C do CNPq (com projeto em vigor entre 2011 e 2014); entre 2008/2011 recebeu bolsa Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. É parecerista ad hoc do programa PROCIENTISTA da UERJ, e, também, atua como parecerista para FAPERJ, FAPESP, FAPEMIG, CNPq, CAPES, UNESB, PUCCAMP, UNICAMP, dentre outras instituições. É membro da ABRALIN, da ALED e integra Comitê Editorial de Revistas Científicas. É especialista em Análise do Discurso, em História das Ideias Linguísticas e em Psicanálise. Coordena o Laboratório Arquivos do Sujeito (www.uff.br/LAS) que tem parceria com laboratórios nacionais e internacionais. Além das atividades de docência, pesquisa e orientação, foi chefe de departamento em três diferentes períodos. Constituiu e coordena o Grupo Teorias do Discurso (GTDIS). Coordena o projeto Divulgação Científica em Análise do Discurso: investigação e inovação (FAPERJ, 2013/15). Além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros, publicou vários livros, dos quais citamos dois, estes em parceria com outros pesquisadores, Discurso e... e Discurso, arquivo e..., ambos publicados pela FAPERJ (2012).

Vanise Medeiros, UFF

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade Paris 3 (França com bolsa CAPES), é professor adjunto III, com dedicação exclusiva, da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na área de Letras (graduação e pós-graduação), com ênfase em Linguística, Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas. Coordena a Linha 2 (Teorias do texto, do discurso e da interação) da Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. É bolsista 2 do CNPq e Jovem Cientista do Estado pela FAPERJ. Integra e coordena com Bethania Mariani o Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), com parcerias com os laboratórios Corpus (UFSM) e EL@DIS (USP-Ribeirão Preto). É membro do grupo de pesquisa interinstitucional GTDIS (Grupo de Teoria do Discurso). Publicou vários artigos, capítulos de livro e livros. Dentre suas mais recentes publicações estão os livros Ideias Linguísticas: formulação e circulação no período JK (2011) e Discurso e... (2012) em parceria com Bethania Mariani, o livro Discurso, arquivo e... (2012), com Bethania Mariani e Silmara Dela-Silva, e o livro Dois campos em (des) enlaces: discursos em Pêcheux e Lacan (2013) em parceria com Bethania Mariani e Lucília Maria Abrahão e Sousa.

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Mariani, B., & Medeiros, V. (2013). Disciplinarização dos Estudos em Análise de Discurso. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32956