O vazio como condição: um movimento de sentidos a partir do horror

Autores

  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32959

Palavras-chave:

discurso, furo, contemporaneidade, psicanálise

Resumo

Falar dos discursos na contemporaneidade é tocar, de forma mais próxima ou longínqua, questões ligadas ao furo da linguagem, ao vazio e à violência. Esse texto intenta, a partir de conceitos de Freud e Lacan, compreender a relação entre das Ding e a linguagem para analisar a exposição “Hace falta mucha fantasía para soportar la realidade”. Tal evento foi idealizado e exposto na Estação Atocha, em Madri, três anos após os atentados terroristas de 2004, que inscreveram cenas de horror em um local de passagem e larga circulação em horário comercial e que fizeram dançar, em um céu de palavras, o furo da morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Com doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/ USP) e livre-docência em Ciências da Informação e da Documentação pela mesma instituição, é docente com dedicação exclusiva no Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ambos da FFCLRP/USP; professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCAR. É bolsista 2 do CNPq e parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP, além de membro da ABRALIN, 362 Niterói, n. 34, p. 355-366, 1. sem. 2013 ALED, ALFAL, GEL e GT de Análise do Discurso da ANPOLL. É especialista em Análise do Discurso. Coordena o Grupo de Pesquisa Discurso e Memória: movimentos do sujeito, e o E-L@DIS (Laboratório Discursivo – sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos), financiado pela FAPESP. Publicou vários livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Dentre seus textos mais recentes estão o livro que organizou com Amanda Scherer, Língua, museu e patrimônio (2013), e o que organizou com F. Galli, De fragmentum a mosaico (2012).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Abrahão e Sousa, L. M. (2013). O vazio como condição: um movimento de sentidos a partir do horror. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32959