Discurso sobre a criança: a questão do ludicismo

Autores

  • Angela Baalbaki Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2013n34a32965

Palavras-chave:

Discurso sobre criança, categoria, ludicismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o funcionamento do discurso sobre a criança. Baseia-se na fundamentação teórica da Análise do Discurso de linha francesa, especificamente, a tradição inaugurada por M. Pêcheux. Noções como a de categoria criança e de ludicismo foram propostas na tentativa de compreender a constituição dos sentidos do sujeito-criança que circulam em nossa sociedade. As reflexões aqui tomadas indicam que o discurso sobre a criança é atravessado por um ludicismo que implica as relações estabelecidas com o jurídico, dissimulando, pela brincadeira, pelo jogo, o próprio jurídico. Também é característico do ludicismo uma projeção do futuro da criança, o vir-a-ser-sujeito

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Biografia do Autor

Angela Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Letras também pela mesma universidade e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professor assistente de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa, e coordena o projeto de pesquisa Divulgação científica: análise discursiva de estudos da linguagem em periódicos dos séculos XIX e XXI. É autora, entre outros, do artigo Análise discursiva de revista de divulgação científica: o lugar da memória do futuro, na Revista do GEL, em 2012, e do livro Linguística III, organizado em parceria com Silmara Dela-Silva et alii, publicado pela Fundação CECIERJ (2013).

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Publicado

2013-07-06

Como Citar

Baalbaki, A. (2013). Discurso sobre a criança: a questão do ludicismo. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.2013n34a32965