Das línguas na história: “Upatakon (Nossa Terra)”

Autores

  • Maria do Socorro Pereira Leal Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32970

Palavras-chave:

Análise do Discurso, língua portuguesa, língua indígena, índios

Resumo

Este artigo tem como questão central o funcionamento da expressão “Upatakon (nossa terra)” em manchetes do jornalismo online sobre a disputa pela terra entre índios e brasileiros. Consideramos alguns aspectos da relação entre a língua oficial do Brasil e uma língua indígena ao se denominar em língua macuxi o trabalho policial para retirar os brasileiros da terra indígena. A reflexão tem como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969, 1975; ORLANDI, 1990, 1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Pereira Leal, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Análise do Discurso. É professora do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), atualmente atuando na graduação e na pós-graduação. Em 2009, ganhou o edital para a publicação de dissertação da Editora da UFRR, pela qual publicou o livro Raposa Serra do Sol no discurso político roraimense (2012). É membro do Grupo de Teoria do Discurso (GTDis), vinculado ao Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), coordenado pela Prof.ª Bethania Mariani, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). É coorganizadora do livro Estudos de linguagem e cultura regional: vertentes poéticas e linguísticas, publicado pela Editora UFRR (Boa Vista, 2013).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Leal, M. do S. P. (2013). Das línguas na história: “Upatakon (Nossa Terra)”. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32970