A pequena família guineana: abordagem discursiva do continuísmo histórico num discurso pela independência

Autores

  • Beatriz Adriana Komavli de Sánchez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32975

Palavras-chave:

pequena família, independência, Guiné Equatorial, Análise do Discurso, Hispanidade

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar o discurso oficial pela independência da Guiné Equatorial pronunciado por um mandatário espanhol, representante do ditador Francisco Franco, no 12 de outubro de 1968. Esse pronunciamento faz parte de uma pesquisa maior que se propõe a explicitar a noção de Hispanidade. O 12 de outubro, data da chegada de Cristóvão Colombo na América, conhecida como ‘descoberta’ da América, foi justamente escolhido pelas autoridades guineanas daquele momento para comemorar a independência da jovem nação africana. A essa peculiaridade soma-se o fato da Guiné Equatorial ser a única nação africana que tem como língua maioritária oficial o espanhol. Guiados pela visão dialógica bakthiniana, adotamos como marco teórico a Análise do Discurso (AD) que considera os estudos enunciativos. Observamos uma rede de filiações identitárias que se tecem entre a Mãe pátria e a ex-colônia africana. A instância subjetiva que se manifesta num tom de exaltação está em consonância com um continuísmo histórico no que diz respeito à língua espanhola e a valores morais perpassados pela religião cristã. Isso se faz patente sobre tudo na reescritura do processo da colonização espanhola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Adriana Komavli de Sánchez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Fonoaudiologia e em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires (UBA), graduação em Letras Português- Espanhol pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), especialização em Espanhol Instrumental para Leitura, e mestrado em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalha no Centro de Cultura Anglo-Americano. Desde março de 2010, é professor assistente no Setor de Espanhol da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na especialização de Espanhol Instrumental para Leitura. É doutoranda no Programa em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/CAPES), na linha de pesquisa Teoria do Texto, do Discurso e da Interação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Dentre suas produções, está O projeto LICOM/LETI: um grande espaço que convida à reflexão, texto publicado nos Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (Niterói, 2013).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Sánchez, B. A. K. de. (2013). A pequena família guineana: abordagem discursiva do continuísmo histórico num discurso pela independência. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32975