Pour l'enseignement d'une grammaire du sens

Autores

  • Patrick Charaudeau Universidade Paris XII

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2014n36a32981

Palavras-chave:

Gramática semântica. Ensino de língua. Recursos linguístico-discursivos.

Resumo

No artigo, apresenta-se a concepção de uma “gramática do sentido e da expressão” (“enunciativa”, “discursiva” e “reflexiva”), como proposta de aplicação da teoria linguística ao ensino de língua (materna ou estrangeira) nas escolas, orientada para o desenvolvimento da proficiência linguística dos alunos. Contrapõe-se a “gramática semântica”, orientada para o sentido, à “gramática morfológica”, orientada para a descrição das formas linguísticas, a fim de se mostrar a necessidade de se refletir, na escola, acerca da finalidade semântica dos recursos linguísticos e da relação entre as formas e aquilo que significam de acordo com seu emprego. Defende-se a análise das categorias linguísticas como mecanismos de expressão que permitem descrever, narrar e argumentar de acordo com a situação de comunicação.

---

Artigo em francês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Charaudeau, Universidade Paris XII

Professor de Ciências da Linguagem na Universidade de Paris XII e director do Centro de Análise do Discurso. Uma das maiores autoridades mundiais em Semiolinguistica.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Charaudeau, P. (2014). Pour l’enseignement d’une grammaire du sens. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.2014n36a32981

Edição

Seção

Artigos de Linguagem