A CONFLUÊNCIA LITERATURA / EDUCAÇÃO: SUAS REALIZAÇÕES HISTÓRICAS

Autores

  • Roberto Acízelo Quelha de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32992

Palavras-chave:

Humanidades, Nacionalidade, Literariedade, Diversidade.

Resumo

O artigo caracteriza as realizações históricas da confluência literatura / educação, mostrando como a cultura literária sucessivamente se articulou com os conceitos de humanidades, nacionalidade, literariedade e diversidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Acízelo Quelha de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Inglês (Universidade Santa Úrsula, 1970) e em Português-Literaturas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1971), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1972), mestre em Letras - Teoria da Literatura - (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1974) e doutor em Letras - Teoria da Literatura - (Universidade Federal do Rio de Janeiro,1980), fez estudos de pós-doutorado na área de Literatura Brasileira (Universidade de São Paulo, 1994-1995). Professor de Teoria da Literatura de 1977 a 2002 na Universidade Federal Fluminense, atualmente é professor titular de Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Dedica-se aos estudos de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura, com interesse especial nos seguintes temas: história e fundamentos conceituais dos estudos literários, historiografia da literatura brasileira, romantismo, século xix.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Souza, R. A. Q. de. (2014). A CONFLUÊNCIA LITERATURA / EDUCAÇÃO: SUAS REALIZAÇÕES HISTÓRICAS. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32992

Edição

Seção

Artigos de Literatura