O Rio de Janeiro inscrito em Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autores

  • Juracy Ignez Assmann Saraiva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Simone Maria dos Santos Cunha Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33016

Palavras-chave:

Literatura, Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, espaço urbano

Resumo

O texto literário, como manifestação artística, remete ao contexto histórico em que foi produzido. Nesse sentido, as referências espaciais contribuem para a instalação da verossimilhança textual e traduzem significações simbólicas, expressando ritos e valores sociais. Este artigo investiga a sig­nificação que menções a objetos e à espacialidade, presentes em Memórias Póstumas de Brás Cubas, introduzem no romance de Machado de Assis, permitindo depreender aspectos da sociedade ca­rioca do final do século XIX, bem como posições axiológicas por eles conotadas. A partir da análise, conclui-se que Machado de Assis não é um mero descritor de cenários, mas um acurado crítico que, ao inscrever a cidade do Rio de Janeiro em seu romance, se posiciona diante de seu contexto histórico-social e o avalia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juracy Ignez Assmann Saraiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Teoria Literária pela PUC-RS, Pós-Doutora, também em Teoria da Literatura, pela UNICAMP. Professora do Curso de Le­tras e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Uni­versidade Feevale do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPq. Autora de O circuito das memórias em Machado de Assis, editado pela Edusp e Nankin em 2ª edição, em 2009, e de inúmeros artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros que têm por tema a obra de Machado deAssis e a metodologia da leitura de textos lite­rários.

Simone Maria dos Santos Cunha, Universidade FEEVALE

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade FEEVALE, Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ambas do Rio Grande do Sul. Professora de Literatura e de Português no Ensino Médio e no Fundamental. Bolsista CAPES do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), no período de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011 e integrante do Projeto de pesquisa Con­cepções de literatura e de leitura e sua inscrição na ficção macha­diana, liderado pela Prof.ª Dr.ª Juracy Ignez Assmann Saraiva na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Saraiva, J. I. A., & Cunha, S. M. dos S. (2012). O Rio de Janeiro inscrito em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Gragoatá, 17(33). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33016

Edição

Seção

Artigos de Literatura