O pensamento das coisas em Francis Ponge e Georges Perec

Autores

  • Rodrigo Lelpo Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Université Paris Diderot-Paris 7

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33023

Palavras-chave:

Francis Ponge, Georges Perec, subjetivação, poesia francesa contemporânea

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo analisar os proces­sos de subjetivação por meio da escrita nas poéticas descritivas de Francis Ponge e Georges Perec. Ao descreverem a banalidade do mundo que os cerca, Ponge e Perec estabelecem uma relação entre as coisas, o homem e a linguagem através de uma economia narrativa em que quanto mais o sujeito descreve o espaço exterior, mais ele se aproxima de uma busca de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lelpo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Université Paris Diderot-Paris 7

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e História e Semiologia do Texto e da Imagem pela Université Paris Diderot-Paris 7, em regime de cotutela. Atualmen­te realiza pesquisa de pós-doutorado em Teoria Literária com bol­sa FAPESP na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Université Paris Diderot-Paris 7. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas: teoria e literatura francesa, escrita e processos de subjetivação.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Lelpo, R. (2012). O pensamento das coisas em Francis Ponge e Georges Perec. Gragoatá, 17(33). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33023

Edição

Seção

Artigos de Literatura