Fabrica-se um “novo português”? Uma análise discursiva de documentos da CPLP

Autores

  • Vera Lucia de Albuquerque Sant'Anna Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Diego Barbosa da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2012n32a33035

Palavras-chave:

política linguística, CPLP, promoção da língua portuguesa, etos, polêmica

Resumo

Este trabalho expõe uma análise discursiva de declarações e resoluções emitidas pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de identificar traços das políticas linguísticas para a promoção e difusão do português, difundidas nesta última década. Partimos da ideia de etos e polêmica (MAINGUENEAU, [1984] 2007) para identificar perfis de enunciadores, quais sejam: ufanista, defensor, apreensivo e idealista-apaziguador. Nos enunciados analisados, constatamos que essas diferentes imagens de si constroem uma aparente ideia de homogeneidade linguística, que tem como objetivo superar a heterogeneidade fundante da própria CPLP. Desse modo, polêmicas são silenciadas e podemos notar que está em construção um novo sentido de língua portuguesa, com força homogeneizante em contraposição a outro já em curso, que tem como base o processo social e histórico de gramatização e heterogeneização das línguas portuguesas nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia de Albuquerque Sant'Anna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua na graduação em Letras Português/Espanhol e na área de Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP e Pós-doutora pela Université de Paris VII e também pala PUC-SP. Membro do GT Linguagem, Enunciação e Trabalho (ANPOLL) e também dos grupos de pesquisa Atelier; Práticas de linguagem, trabalho e formação docente e PraLinS (CNPq), sendo líder do último. E-mail: verasantanna@ terra.com.br.

Diego Barbosa da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Relações Internacionais Contemporâneas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Letras/Linguística (UERJ) e Doutorando em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha no Arquivo Nacional, onde é um dos responsáveis pela supervisão da indexação do acervo documental. Seu último trabalho publicado foi Política Lingüística en África: del pasado colonial al futuro global (2011) na Revista Estudios de Ásia y África (México). Desenvolve pesquisas transdisciplinares envolvendo análise do discurso, política linguística e relações internacionais. E-mail: vsjd@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Sant’Anna, V. L. de A., & Silva, D. B. da. (2012). Fabrica-se um “novo português”? Uma análise discursiva de documentos da CPLP. Gragoatá, 17(32). https://doi.org/10.22409/gragoata.2012n32a33035

Edição

Seção

Artigos de Linguagem