Melancolia da desconstrução

Autores

  • Jacob Rogozinski Collège Internationale de Philosophie
  • Vicentina Marangon (tradução)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33047

Palavras-chave:

Derrida, desconstrução, luto, metafísica

Resumo

O artigo se interessa pelas análises que Derrida consagrou ao “trabalho do luto”, nas quais, tomando como referência a psicanálise, o filósofo distinguia o processo “normal” do luto, baseado numa absorção do objeto perdido, e suas formas patológicas em que ele subsiste como resto inassimilável, que retorna para assombrar o eu como um espectro. Paradoxalmente, o fracasso do trabalho de luto respeitaria mais o Outro morto do que o luto normal ou “exitoso”, e essa preferência de Derrida pelas patologias do luto seria confirmada por “uma melancolia da desconstrução”, reveladora de uma impossibilidade de “fazer o seu luto” da metafísica ocidental. Esta travessia crítica da desconstrução tem no seu horizonte, assim, por uma espécie de parricídio filosófico, que é também uma última homenagem prestada ao mestre morto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacob Rogozinski, Collège Internationale de Philosophie

Professor de filosofia na Universidade de Estrasburgo, doutorou-se em 1993 pela École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sob a orientação de Claude Lefort. Foi diretor de pesquisa no Collège Internationale de Philosophie (1986-1992). É autor de estudos sobre Antonin Artaud, notadamente Guérir la vie. La passion d’Antonin Artaud (Les éditions du Cerf, 2011). Publicou Faire part: cryptes de Derrida (2005). Foram publicados em português o livro O Dom da lei: Kant e o enigma da ética (Editora Paulus, 2009), alguns artigos (“Tutuguri - ou o ritmo de Artaud”, Revista Alea, v. 3, 2001, trad. Marcelo Jacques de Moraes) e o capítulo “Vejam, isto é meu sangue (ou: a paixão segundo D.N.N.)”, trad. Carla Miguelote, na coletânea Valores do abjeto, EdUFF, 2008.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Rogozinski, J., & Marangon (tradução), V. (2011). Melancolia da desconstrução. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33047

Edição

Seção

Artigos de Literatura