Reescrita da memória intertextual e dos géneros narrativos em autores portugueses contemporâneos

Autores

  • José Cândido de Oliveira Martins Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33054

Palavras-chave:

autores portugueses contemporâneos, ficção, intertextualidade, reescrita, géneros narrativos.

Resumo

No domínio da ficção, a escrita de autores portugueses contemporâneos revela uma tendência marcante para a reescrita intertextual, num dialogismo concretizado através de vários procedimentos. Nessa gramática intertextual, sobressai uma relação fecunda e descomplexada com a memória e a tradição literárias, por um lado; e por outro, uma atitude manifestamente inovadora: sem experimentalismos tardo-vanguardistas, assiste-se a renovadoras formas de intertextualidade irónica e paródica, reescrevendo e redefinindo as fronteiras da ficção e dos géneros narrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cândido de Oliveira Martins, Universidade Católica Portuguesa (Braga, Portugal)

Doutor em Teoria da Literatura, é docente e investigador da Universidade Católica Portuguesa (Braga). Nesta instituição, tem leccionado várias disciplinas: Teoria do Texto Literário; Literatura Portuguesa (Moderna); História da Arte Moderna; e Retórica e Argumentação. Tem ainda colaborado com outras universidades ao nível da graduação e da pósgraduação (mestrado e doutoramento), em Portugal e noutros países (Espanha, França, Brasil, Polónia, etc.). Além de artigos vários para revistas da especialidade, de participação em congressos e colóquios, e de colaboração em diversas obras colectivas, publicou alguns livros: Teoria da Paródia Surrealista (Braga, 1995); Para uma Leitura de ‘Maria Moisés’ de Camilo Castelo Branco (Lisboa, 1997); Naufrágio de Sepúlveda. Texto e Intertexto (Lisboa, 1997); Para uma Leitura da Poesia de Bocage (Lisboa, 1999); Para uma Leitura da Poesia Neoclássica e PréRomântica (Lisboa, 2000); Fidelino de Figueiredo e a Crítica da Teoria Literária Positivista (Lisboa, 2007); e Viajar com… António Feijó (Porto, 2009). No campo da publicação de autores da literatura portuguesa, organizou a edição de vários autores, com fixação do texto e introdução crítica: Camilo Castelo Branco, Eusébio Macário / A Corja (Porto, 2003) e Novelas do Minho (Porto, 2006); António Feijó, Poesias Completas (Porto, 2004) e Poesias Dispersas e Inéditas (Porto, 2005); Teófilo Carneiro, Poesias e Outros Dispersos (Guimarães, 2006); Diogo Bernardes, O Lima (2009).

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Martins, J. C. de O. (2011). Reescrita da memória intertextual e dos géneros narrativos em autores portugueses contemporâneos. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33054

Edição

Seção

Artigos de Literatura