Publicando Lolita. Comentário do Prefácio de John Ray, Jr., Ph.D

Autores

  • André Rangel Rios UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33055

Palavras-chave:

teoria literária, literatura e medicina, autoria, paranoia, ato de leitura, ato de publicação.

Resumo

O artigo considera o “ato” de publicação de um modo amplo, ou seja, como um “processo” de publicação, que envolve vários estágios, desde a formação e habilidade linguística do escritor, passando pela publicação material do livro e estratégias para evitar censura e processos judiciais, até a recepção pela crítica e público; a ênfase deste artigo, no entanto, recai na análise do ato de publicação e de escrita enquanto mencionados ou aludidos na própria narrativa, ou seja, enquanto entretecidos na própria realidade ficcional. Assim, partindo-se do comentário do Prefácio de Lolita, assinado por John Ray, Jr., ph. D., são apresentadas estratégias argumentativas dos autores ficcionais em favor da não proibição do livro, bem como alguns importantes aspectos da intrincada relação entre, por um lado, John Ray Jr. e Humbert Humbert, dois escritores imanentes à própria trama narrativa, e, por outro, o autor signatário, Vladimir Nabokov, expondo, entre outras coisas, a consciência da ousadia de sua aposta literária frente ao público da “era da classe média enxerida”, bem como sua confiança nos promissores resultados da publicação de Lolita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Rangel Rios, UERJ

Doutor em Philosophie und Sozialwissenschaft I - Freie Universität Berlin (1991). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Escritor de ficção (Aposta, 7 Letras, 2007; Dentro do Teatro de Marionetes, Record, 2007; Kant em Coma, 7 Letras, 2006; Nada ou Isto não é um livro, Garamond, 2000). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, saúde coletiva, bioética, filosofia, estudos da religião, estudos pós-coloniais e narrativa e medicina.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Rios, A. R. (2011). Publicando Lolita. Comentário do Prefácio de John Ray, Jr., Ph.D. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33055

Edição

Seção

Artigos de Literatura