"Welcome to the United States": carnavalização e paródia na obra de Frank Zappa

Autores

  • Vanderlei José Zacchi UFS

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33061

Palavras-chave:

música contemporânea, carnavalização, paródia, grotesco

Resumo

Frank Zappa, músico norte-americano do século 20, tornou-se conhecido pela sátira contundente às instituições oficiais e aos setores conservadores da sociedade, principalmente de seu país. No aspecto musical, Zappa foi um grande inovador, mesclando música popular, clássica e jazz sobre um fundo composto de elementos da cultura popular norte-americana do século 20. Suas paródias e sátiras revitalizam essas formas por meio da cultura de massa, que consequentemente também se renova. Pode-se dizer que sua obra se inscreve no âmbito da carnavalização, conforme proposta por Mikhail Bakhtin, que seria uma forma de subverter o discurso oficial por meio de elementos cômicos e populares. Muitos desses aspectos podem ser encontrados na peça “Welcome to the United States”, uma musicalização do formulário de entrada utilizado nas alfândegas dos Estados Unidos. À seriedade e rigidez do formulário-letra, é sobreposta uma música cheia de ruídos e sons estranhos, que provoca uma desautorização do discurso oficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei José Zacchi, UFS

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP, 2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e associado adjunto no Centre for Globalization and Cultural Studies da Universidade de Manitoba, Canadá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: inglês como língua hegemônica, formação de professores, novos letramentos e cultura e identidade.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Zacchi, V. J. (2011). "Welcome to the United States": carnavalização e paródia na obra de Frank Zappa. Gragoatá, 16(31). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i31.33061

Edição

Seção

Artigos de Literatura