O estranhamento: um exílio repentino da percepção

Autores

  • Olga Guerizoli-Kempinska UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33074

Palavras-chave:

. Formalismo russo. Viktor Chklovski

Resumo

Partindo de uma visão do conceito do estranhamento (ostranienie) enquanto um conceito dinâmico, o presente ensaio se debruça sobre a tumultuada história de sua formação pelo jovem Viktor Chklovski. Babélico e traduzido de diferentes maneiras, o conceito de estranhamento é impensável sem a discussão entre a teoria da arte e a prática literária e pictórica da vanguarda futurista. Conceito aberto e frutífero, o estranhamento remete à solicitação da arte enquanto invenção de uma forma radicalmente nova de percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Guerizoli-Kempinska, UFF

Possui graduação e mestrado em Filologia Românica pela Uniwersytet Jagiellonski de Cracóvia, Polônia. Doutorou-se em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2008. É professora adjunta de Teoria da Literatura no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Letras e Teoria da Arte, com ênfase nas relações entre literatura e pintura.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Guerizoli-Kempinska, O. (2010). O estranhamento: um exílio repentino da percepção. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33074

Edição

Seção

Artigos de Linguagem