A abordagem metodológica da análise multidimensional

Autores

  • Tony Sardinha PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33077

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, Análise Multidimensional, Variação

Resumo

O presente artigo apresenta a perspectiva metodológica da Análise Multiaspectual Multidimensional (Multi-feature, Multi-dimensional Analysis) ou simplesmente Análise Multidimensional (AMD, BIBER, 1985 et seq.), que é uma das metodologias em uso na Linguística de Corpus (SINCLAIR, 1991; MCENERY e WILSON, 1996; BIBER, CONRAD e REPPEN, 1998; BERBER SARDINHA, 2004; 2005; TEUBERT e KRISHNAMURTHY, 2007; BAKER, 2009; BERBER SARDINHA, 2009; LÜDELING e KYTÖ, 2009). A AMD viabiliza a análise em larga escala de variação de corpora eletrônicos e permite chegar a uma classificação de registros ou gêneros em termos de dimensões, que são padrões de coocorrência de elementos lexicogramaticais que subjazem aos textos de uma língua (BIBER, 2009). Como tal, as dimensões capturam o espaço de variação dos textos, sintetizam-no e mostram a proximidade ou distância entre os textos investigados. A AMD apoia-se na análise estatística de co-ocorrência de grupos de variáveis linguísticas, anotadas de modo automático ou semiautomático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tony Sardinha, PUCSP

Professor associado do Departamento de Linguística e do PPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUCSP. Pesquisador do CNPq, fez doutorado na Universidade de Liverpool (Reino Unido) e pós-doutorado na Northern Arizona University (EUA). É o responsável pelo Corpus Brasileiro, coletânea de um bilhão de palavras de português brasileiro (corpusbrasileiro.pucsp.br; Fapesp). Coordenador do GELC (Grupo de Estudos de Linguística de Corpus; http://corpuslg.org/gelc), desenvolve pesquisa com corpora em Linguística Aplicada, ensino de língua, metáfora, tradução e linguística forense, além de desenvolver corpora e programas online para análise de dados no CEPRIL (Centro de Pesquisa, Recursos e Informação em Linguagem). Seus projetos atuais são “As metáforas ao nosso redor: Identificação, em corpus eletrônico, de metáforas em uso” e “Dimensões de Variação do Português Brasileiro” (ambos com financiamento pelo CNPq).

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Sardinha, T. (2010). A abordagem metodológica da análise multidimensional. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33077

Edição

Seção

Artigos de Linguagem