Implicações de uma perspectiva discursiva para a construção de uma metodologia de análise das práticas linguageiras

Autores

  • Isabel Cristina Rodrigues UERJ/CAp
  • Décio Rocha UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33082

Palavras-chave:

Análise do Discurso, negação polêmica, práticas linguageiras, implicações teórico-metodológicas, educação de surdos.

Resumo

Este artigo apresenta a construção de uma metodologia de análise que procurou investigar em que medida os debates acerca da educação bilíngue para surdos no Brasil ao longo da década de 1990, momento em que ganhavam visibilidade no país, reproduziam controvérsias clássicas da área da surdez. A perspectiva teórica adotada foi a da Análise do Discurso de base enunciativa, com ênfase nas reflexões de Maingueneau. O trabalho destaca que a metodologia norteadora de uma pesquisa assentada em bases de ordem discursiva encontra-se em estreita interlocução com o quadro teórico e com o tipo de práticas linguageiras que se deseja investigar. Como resultados principais desta investigação, estão os seguintes elementos: relação entre a delimitação do corpus e saberes do pesquisador acerca do universo pesquisado; eleição de marcas linguísticas como apoio à delimitação de um corpus; especificação do quadro teórico adotado para o tratamento de enunciados de interesse, neste caso, enunciados negativos de caráter polêmico (DUCROT); problematização do quadro teórico adotado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Rodrigues, UERJ/CAp

Professora assistente de Língua Portuguesa do Instituto de Aplicação da UERJ, mestre em Linguística pela UERJ e doutoranda em Estudos de Linguagem pela UFF. Organizou, com Del Carmen Daher e Maria Cristina Giorgi, o livro Trajetórias em enunciação e discurso: práticas de formação docente (Claraluz, 2009). Publicou, entre outros, o artigo “Discurso jurídico, argumentação e construção de um direito” (Cadernos do CNLF, 2008). É membro do grupo de pesquisa PraLinS (CNPq).

Décio Rocha, UERJ

Professor adjunto do Instituto de Letras e do Instituto de Aplicação da UERJ, onde ministra as disciplinas Linguística e Língua Francesa, respectivamente. Membro do GT Linguagem, Enunciação e Trabalho (ANPOLL) e também dos grupos de pesquisa Atelier e PraLinS (CNPq), atua como docente da área de Linguística do Mestrado em Letras da UERJ. Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP, é pesquisador nas áreas de linguagem/trabalho e discursos midiáticos. É bolsista do CNPq e da FAPERJ.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Rodrigues, I. C., & Rocha, D. (2010). Implicações de uma perspectiva discursiva para a construção de uma metodologia de análise das práticas linguageiras. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33082

Edição

Seção

Artigos de Linguagem