Narrativização e subversão sexual: considerações em torno de Puig, Abreu e Bayly

Autores

  • Anselmo Peres Alós ISCTEM (Moçambique)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33096

Palavras-chave:

Narratologia. Literatura latino-americana. Poética queer

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a realização de uma análise contrastiva de três romances representa­tivos da problematização da identidade homosse­xual masculina no continente latino-americano: El beso de la mujer araña (Argentina, 1976), de Manuel Puig; Onde andará Dulce Veiga? (Brasil, 1990), de Caio Fernando Abreu e No se lo digas a nadie (Peru, 1994), de Jaime Bayly. A articulação de uma epistemologia queer permite pensar a textualidade como o lugar de encenação de uma ficção política que questiona os regimes heteronomativos do sexo e do gênero, e propõe uma estratégia de resistência baseada tanto nos corpos e nos prazeres quanto nas políticas de representação e reinvenção das masculinidades e das feminilida­des. Tomando os pressupostos feministas, os estu­dos narratológicos e a teoria/epistemologia queer como sustentação teórica, realiza-se uma leitura crítica desses romances, os quais questionam o regime heteronormativo e investem no potencial subversivo de um lugar de enunciação do discurso literário marcado pela diferença e pela resistência aos dispositivos heteronormativos de regulação das identidades sexuais. Neste sentido, a literatura reescreve tanto o corpo sexual, tido como o lugar da subjetividade individual, quanto o corpo social/nacional, entendido como uma ficção reguladora das sociabilidades corporais e sexuais. Com vistas a uma poética queer, busca-se evidenciar as con­tradições e impasses que emergem nos romances, particularmente em relação a questões de raça, classe e gênero, bem como as potencialidades e os pontos problemáticos da poética queer como lugar de intervenção cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Peres Alós, ISCTEM (Moçambique)

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Leitor de Língua Portuguesa, Literaturas Lusófonas e Cultura Brasileira no Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM). É colaborador do Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo (Moçambique), onde ministra cursos de Redação Criativa, Literatura e Cultura Brasileira. Publicou vários artigos sobre as relações entre literatura, cultura, gênero e sexualidade, dos quais cabe destacar “Heterotopias do desassossego: literatura e subversão sexual na América Latina” (Revista Cerrados. Brasília, volume 27, ano 18, 2009, p. 231-249), “Madame Satã e a encenação do feminino: impasses de um malandro travestido de vermelho” (Revista Gênero. Niterói, volume 8, 2008, p. 369-385), e “A tecnologia discursiva do sexo: um olhar sobre a heteronormatividade latente na obra de Alex Confort” (Revista Humanidades. São João da Boa Vista (SP), volume 5, 2004, p. 105-124).

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Alós, A. P. (2010). Narrativização e subversão sexual: considerações em torno de Puig, Abreu e Bayly. Gragoatá, 15(28). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33096

Edição

Seção

Artigos de Literatura