Ficções do excesso e do sacrifício: Roberto Bolaño, Marcelo Mirisola e William Burroughs

Autores

  • Ângela Maria Dias UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33097

Palavras-chave:

Trauma. Sacrifício. Alegoria. Abjeção

Resumo

Este artigo pretende considerar a relação funda­mental entre melancolia e trauma na dinâmica artística e literária de hoje e sublinhar o papel do sacrifício, como um ritual inscrito no processo de criação, desde a Modernidade. Estas molduras contemporâneas da invenção estética são engen­dradas, respectivamente pela alegoria e pela pers­pectiva da abjeção, aqui abordadas como modos correlatos de produção ficcional. O ensaio adota a visão de Bataille sobre o sacrifício para discutir os romances de três significativos autores: o chileno Roberto Bolaño, o brasileiro Marcelo Mirisola e o americano William Burroughs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria Dias, UFF

Professora de Literatura Brasileira e Literatura Comparada da UFF, ex-professora de Teoria Literária da UFRJ, ensaísta e crítica literária. Além de vários artigos em periódicos especializados, publicou recentemente Cruéis Paisagens Literatura Brasileira e Cultura Contemporânea (2007) e organizou, em colaboração com Paula Glenadel, a coletânea Valores do Abjeto (2008).

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Dias, Ângela M. (2010). Ficções do excesso e do sacrifício: Roberto Bolaño, Marcelo Mirisola e William Burroughs. Gragoatá, 15(28). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i28.33097

Edição

Seção

Artigos de Literatura