Os estranhos filhos de Catarina Nunes de Almeida

Autores

  • Virgínia Boechat USP

Palavras-chave:

Catarina Nunes de Almeida. Metamorfoses da linguagem. Mirabilia. Poesia portuguesa do século XXI

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a poesia de Catarina Nunes de Almeida através de uma incursão por seus dois livros publicados, de 2006 e 2008. Nesse intuito, privilegia a leitura da metamorfose nos diversos níveis da linguagem poética dessa novíssima autora portuguesa, o que passa por observar o papel do erotismo e da água nessas transformações, comparar imagens e poemas a uma lista de mirabilia, além de entender um pouco da releitura da tradição cultural portuguesa ali proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Boechat, USP

Doutoranda em Literatura Portuguesa na USP, onde desenvolve pesquisa sobre a poesia de Sophia de M. B. Andresen, com bolsa da FAPESP. Recentemente publicou o artigo “A quantas gentes vês porás o freio”, na revista Forma Breve (2007), da Universidade de Aveiro, Portugal, e uma entrevista com o poeta português Luís Quintais na revista Metamorfoses (2009), da Cátedra Jorge de Sena (UFRJ). Como poeta, publicou o livro Prelúdio para arco e flecha (Oficina Raquel, 2008).

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Boechat, V. (2009). Os estranhos filhos de Catarina Nunes de Almeida. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33114

Edição

Seção

Artigos de Linguagem