O corte cinematográfico em Ana Cristina Cesar

Autores

  • Anita Costa Malufe PUC-SP

Palavras-chave:

Poesia contemporânea. Ana Cristina Cesar. Cinema. Fragmentação

Resumo

O artigo busca analisar os procedimentos de corte presentes em alguns poemas da brasileira Ana Cristina Cesar (1952-1983). Autora de uma poesia extremamente fragmentária, Ana C. construiu uma obra em sintonia com procedimentos das vanguardas artísticas do século XX, inclusive o cinema mais experimental. O objetivo é observar como a poeta constrói fragmentação em sua poesia mantendo, ao mesmo tempo, uma fluência singular entre os fragmentos; fluência esta que não seria narrativa, mas que aproxima seus poemas de um certo modo de composição e apreensão típicos da arte cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Costa Malufe, PUC-SP

Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp, desenvolvendo estágio de pós-doutoramento no Núcleo de Estudos da Subjetividade, Psicologia Clínica, da PUC-SP. É autora dos livros de poemas Como se caísse devagar (Ed.34, 2008), Nesta cidade e abaixo de teus olhos (Ed.7Letras, 2007), Fundos para dias de chuva (Ed.7Letras 2004) e do ensaio Territórios dispersos: a poética de Ana Cristina Cesar (Ed.Annablume/ Fapesp, 2006).

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Malufe, A. C. (2009). O corte cinematográfico em Ana Cristina Cesar. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33116

Edição

Seção

Artigos de Linguagem