Metáfora, cognição e cultura

Autores

  • Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo UFC
  • Emilia Maria Peixoto Farias UFC
  • Paula Lenz Costa Lima UECE

Palavras-chave:

Metáfora conceitual. Linguís¬tica cognitiva. Cognição. Cultura

Resumo

Neste artigo discutimos como as questões acerca do porquê usamos certas expressões convencionais podem ser respondidas a partir de um modelo de mente corpórea, cuja estrutura é moldada pela experiência do homem com seu próprio corpo e o mundo físico e cultural em que vive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo, UFC

É Professora Associada da Universidade Federal do Ceará, com experiên­cia nas áreas de em Psicolinguística, Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada. Lidera o Grupo de Pesquisa Cognição e Linguística e atua como Vice-Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Linguagem em Pensamento (GELP). Entre outras publicações, é organizadora e autora de capítulos dos livros Faces da Metáfora, 2006, e Cognição e linguística: explorando territórios, mapeamentos e percursos, 2008.

Emilia Maria Peixoto Farias, UFC

É Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com experiência nas áreas de Linguística Aplicada (ensino de inglês como língua estrangeira), Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Cognição e Linguística e membro do Grupo de Estudo sobre Linguagem em Pensamento (GELP). Entre outras publicações, é organizadora e autora de capítulo do livro Cognição e linguística: explorando territórios, mapeamentos e percursos, 2008, e de artigos sobre cognição, metáfora e ensino.

Paula Lenz Costa Lima, UECE

É Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, com experiên­cia nas áreas de Linguística Aplicada (LE), Psicolinguística, Linguística Cognitiva, Linguística de Corpus. Lidera o Grupo de Pesquisa Cognição e Metáfora (COMETA) e coordena o Grupo de Estudo sobre Linguagem em Pensamento (GELP). É autora de artigos publicados em revistas tais como Journal of Pragmatics e D.E.L.T.A., bem como de capítulos de livros sobre cognição, metáfora e processamento da linguagem.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Macedo, A. C. P. S. de, Farias, E. M. P., & Lima, P. L. C. (2009). Metáfora, cognição e cultura. Gragoatá, 14(26). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33123