Interdisciplinaridade: história das mulheres e estudos de gênero

Autores

  • Rachel Soihet UFF
  • Suely Gomes Costa UFF

Palavras-chave:

História das mulheres. Estudos de gênero. Interdisciplinaridade. Feminismos. Paradoxos

Resumo

A interdisciplinaridade, marca da história das mulheres e dos estudos de gênero, expõe o paradoxo que tem movido os feminismos: o de simultaneamente aceitar e recusar a “diferença sexual”, matéria que orienta e subsidia esta análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Soihet, UFF

É professora titular, atuando no Programa de Pós Graduação em História da UFF e pesquisadora do CNPq. Publicou entre outros: O feminismo tático de Bertha Lutz. Editora Mulheres, 2006; Preconceitos nas charges de O Pasquim: mulheres e a luta pelo controle do corpo. ArtCultura. Revista de História, Cultura e Arte, v.9 n. 14: Universidade Federal de Uberlândia, 2007 p.39-53; Carmen Dolores: as contradições de uma literata da virada do século (em parceria com Flávia Copio Esteves), na obra organizada por Yolanda Lobo e Lia Faria, Vozes Femininas do Império e da República: Quartet/Faperj, 2008, p. 145-169.

Suely Gomes Costa, UFF

É doutora em História, pesquisadora do CNPq, professora titular do Departamento de Serviço Social (UFF). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social desse Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História (UFF). Publicou o livro Signos em transformação (1995), além de capítulos de livros e de artigos diversos nessas áreas de conhecimento e, recentemente, Diário de umas e outras meninas: práticas domésticas e educação, Diamantina, Minas Gerais, fins do século XIX, em Y. Lobo e L. Faria. Vozes Femininas do Império e da República: Quartet/Faperj, 2008, p. 47-79.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Soihet, R., & Costa, S. G. (2008). Interdisciplinaridade: história das mulheres e estudos de gênero. Gragoatá, 13(25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33140

Edição

Seção

Artigos de Linguagem