Nominalização: o diálogo entre os níveis de análise lingüística

Autores

  • Letícia Marcondes Rezende UNESP

Palavras-chave:

Nominalização. Teoria das operações predicativas e enunciativas

Resumo

Discutiremos, neste texto, as relações que representam o diálogo entre sintaxe e semântica, de um lado, e a enunciação, de outro. Mostramos essas relações com a análise de uma nominalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Marcondes Rezende, UNESP

Professora de Prática de Ensino de língua materna (Português) e língua estrangeira (Francês) no Curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. Está vinculada ao Departamento de Didática (área de educação). É também, desde 1987, professora do Programa de Pós- Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa da mesma Faculdade, tendo orientado 11 doutorados e 17 mestrados. Fez o seu doutorado na Universidade de Paris 7 (França) em 1980 e sua pesquisa está vinculada à Teoria das operações predicativas e enunciativas. Suas últimas publicações são: Língua e linguagem: um estudo sobre a nominalização (2007); Interdisciplinaridade e formação do professor de línguas (2007); Atividade epilingüística e o ensino de língua portuguesa (2008).

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Rezende, L. M. (2008). Nominalização: o diálogo entre os níveis de análise lingüística. Gragoatá, 13(25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33141

Edição

Seção

Artigos de Linguagem