Imaginação histórica: ficção e subjetividade na escrita escolar

Autores

  • Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira UFG
  • Andréa Ferreira Delgado UFG

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Diário. Subjetividade. História cultural

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar marcas de subjetividade encontradas em textos produzidos, por alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência interdisciplinar a que chamamos “Exercício de Imaginação Histórica”. O trabalho fundamentou-se no estudo das características do gênero diário e nos pressupostos teóricos da História Cultural e do Cotidiano. A produção dos alunos foi analisada sob o ponto de vista da materialidade lingüística, responsável pela configuração dos textos como diários, e da construção de sentidos que cada aluno conseguiu, com base nos conhecimentos e nos conceitos históricos, lingüísticos e literários que apreendeu. A análise permitiu observar que, para produzir, condicionados pelo contexto histórico, os alunos criaram estratégias a fim de exercitar a criatividade, exercitando também sua subjetividade como forma de garantir caráter ficcional à narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira, UFG

Professora de Português do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG; mestre em Lingüística, doutoranda na mesma área, pela Faculdade de Letras da UFG. Desenvolve projetos de pesquisa nas linhas de Educação e linguagem, Memória, literatura e história e Análise do discurso. Publicou, em parceria com Andréa F. Delgado, Memória e tessitura da narrativa: uma experiência escolar de leitura, Revista Solta a Voz, vol. 17, n. 2, p. 119-133, jul./dez. 2006, Goiânia: Cepae/UFG; A alimentação como prática cultural: uma experiência interdisciplinar do ensino de história e português. Revista Solta a Voz. Vol. 15, n. 2, p. 95-107, jul./ dez. 2004, Goiânia: Cepae/UFG.

Andréa Ferreira Delgado, UFG

Professora do Departamento de Metodologia do Centro das Ciências da Educação da UFSC. Mestre em Educação pela UFRGS e Doutora em História Cultural pela UNICAMP. Pesquisadora das áreas de ensino de história, memória e patrimônio. Publicou, em parceria com Ilse Leone de Oliveira, Memória e tessitura da narrativa: uma experiência escolar de leitura. Revista Solta a Voz, vol. 17, n. 2, p. 119-133, jul./dez. 2006, Goiânia: Cepae/UFG; A alimentação como prática cultural: uma experiência interdisciplinar do ensino de história e português. Revista Solta a Voz. Vol. 15, n. 2, p. 95-107, jul./ dez. 2004, Goiânia: Cepae/UFG.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Oliveira, I. L. B. C. de, & Delgado, A. F. (2008). Imaginação histórica: ficção e subjetividade na escrita escolar. Gragoatá, 13(25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33144

Edição

Seção

Artigos de Linguagem