Problemas teórico-metodológicos na elaboração de um sistema de transcrição de dados interacionais: o caso do projeto ALIP (Amostra Lingüística do Interior Paulista)

Autores

  • Sebastião Carlos Leite Gonçalves UNESP
  • Luciani Ester Tenani UNESP

Palavras-chave:

Transcrição. Amostra de fala. Banco de dados

Resumo

Tratamos, neste artigo, dos procedimentos metodológicos que nortearam os trabalhos de transcrição das amostras de fala do Projeto ALIP (Amostra Lingüística do Interior Paulista). Justificamos as opções pelas convenções registradas no sistema de transcrição, apontamos alguns problemas nas tarefas executadas pela equipe responsável pela transcrição e as possíveis soluções e, por fim, apresentamos alguns fenômenos lingüísticos já estudados com base nas amostras de fala transcritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Carlos Leite Gonçalves, UNESP

Mestre e Doutor em Lingüística (Área de Concentração: Sociolingüística) pelo IEL/UNICAMP; Professor atuante na graduação e pós-graduação da UNESP de São José do Rio Preto; ex-coordenador do Curso de Licenciatura em Letras; ex-chefe do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários; Coordenador do Projeto ALIP (Amostra Lingüística do Interior Paulista), financiado pela FAPESP; atual presidente do GEL-SP; tem publicação em vários periódicos de circulação nacional, como ALFA – Revista Lingüística, Estudos Lingüísticos; Revista Sínteses, Revista Scripta, Revista Veredas, Cadernos de Estudos Lingüísticos, Revista Delta, Revista Gragoatá, etc.

Luciani Ester Tenani, UNESP

Mestre e Doutor em Lingüística (Área de Concentração: Sociolingüística) pelo IEL/UNICAMP; Professora atuante na graduação e pós-graduação da UNESP de São José do Rio Preto; ex-chefe do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários; Sub-coordenadora do Projeto ALIP (Amostra Lingüística do Interior Paulista); Presidente da Comissão Editorial da Revista Estudos Lingüísticos do GEL-SP; tem publicação em vários periódicos de circulação nacional, como ALFA – Revista Lingüística, Estudos Lingüísticos; Revista Sínteses, Revista Estudos da Linguagem, Revista Letras de Hoje, Journal of Portuguese Linguistics, etc.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Gonçalves, S. C. L., & Tenani, L. E. (2008). Problemas teórico-metodológicos na elaboração de um sistema de transcrição de dados interacionais: o caso do projeto ALIP (Amostra Lingüística do Interior Paulista). Gragoatá, 13(25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33148

Edição

Seção

Artigos de Linguagem