A pesquisa qualitativa e o paradigma da ciência pós-moderna: uma reflexão epistemológica e metodológica sobre o fazer científico

Autores

  • Lillian Márcia Ferreira Divan UFJF
  • Roberto Perobelli UFJF

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa. Metodologia. Epistemologia. Ciências sociais

Resumo

Neste trabalho, pretendemos apresentar uma reflexão de base epistemológica e metodológica sobre o fazer científico, principalmente no campo das ciências sociais, mais especificamente, no que diz respeito à Sociolingüística Interacional e à Análise da Conversa. Destacamos o interpretativismo como o fundamento principal que leva à produção da pesquisa com um teor mais qualitativo do que quantitativo e apontamos a importância do sujeito, seja pesquisador ou pesquisado, para as pesquisas com visão micro-social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lillian Márcia Ferreira Divan, UFJF

É doutoranda em Letras/Lingüística pela Universidade Federal de Juiz de Fora e desenvolve, em sua tese de doutorado, uma pesquisa sobre a construção e a negociação da identidade de consumidor no PRO CON. Participa do grupo de pesquisa “Identidade, linguagem e interação”, coordenado pela professora Dra. Sonia Bitencourt Silveira. É autora de artigos publicados em revistas especializadas, como a Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades e a revista Gatilho. Possui um artigo (no prelo) em um livro da editora Claraluz.

Roberto Perobelli, UFJF

É doutorando em Letras/Lingüística pela Universidade Federal de Juiz de Fora e desenvolve, em sua tese de doutorado, uma pesquisa sobre as práticas de neutralidade na atuação do mediador na Vara de Família de uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro. Participa do grupo de pesquisa “Contextos de intervenção de terceiras partes em situação de conflito”, coordenado pelo professor Dr. Paulo C. Gago. Já publicou artigos nas revistas Matraga (UERJ) e Calidoscópio (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Divan, L. M. F., & Perobelli, R. (2008). A pesquisa qualitativa e o paradigma da ciência pós-moderna: uma reflexão epistemológica e metodológica sobre o fazer científico. Gragoatá, 13(25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33149

Edição

Seção

Artigos de Linguagem