O começo do fim

Autores

  • Silviano Santiago UFF / PUC-Rio

Palavras-chave:

Literatura brasileira. Vanguarda. Modernismo. Antropofagia. Pensamento utópico

Resumo

O propósito de “O começo do fim” é o de apresentar uma nova e suplementar interpretação do conceito-chave do movimento Modernista – a antropofagia de Oswald de Andrade. Durante oito décadas o conceito foi responsável por uma rica e precisa bibliografia, em que se salientaram os aspectos ressentidos e beligerantes das culturas colonizadas em relação aos colonizadores. Essa interpretação, apesar de correta do ponto de vista social e político, negligencia as qualidades básicas do trabalho de arte escrito nas margens da cultura Ocidental, em particular as relacionadas ao fato que ele deveria despertar no leitor a premência dum pensamento utópico, em que a paz, a esperança e a alegria se tornariam os valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silviano Santiago, UFF / PUC-Rio

É ensaísta, romancista e professor. Lecionou em importantes universidades no Brasil. (Universidade Federal Fluminense e a PUC-Rio), nos Estados Unidos (New Mexico, Stanford, Texas, Indiana) e na França (Université de Paris – III). Publicou recentemente O falso mentiroso (romance) e Histórias mal contadas (contos). Seus ensaios recentes foram reunidos em O cosmopolitismo do pobre e Ora (direis) puxar conversa. Co-editou Carlos & Mário (correspondência) e foi responsável pela antologia Intérpretes do Brasil (3 volumes). Heranças (romance) acaba de chegar às livrarias.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Santiago, S. (2008). O começo do fim. Gragoatá, 13(24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33156