Notas históricas: solidariedade e relações comunitárias nas literaturas dos países africanos de língua portuguesa

Autores

  • Benjamin Abdala Junior USP

Palavras-chave:

, História literária. Países africanos. Língua portuguesa. Perspectivas. Neoromantismo.

Resumo

Notas sobre as histórias literárias dos países africanos de língua oficial portuguesa, construídas a partir da situação colonial. São relevados traços históricos comuns, que apontam para perspectivas neo-românticas quando essas literaturas se voltam para imaginar questões relativas a suas nacionalidades; processos de atualização da língua literária portuguesa, cuja plasticidade remonta nacionalmente aos tempos medievais; e as redes comunitárias que elas conformam com o conjunto das literaturas de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benjamin Abdala Junior, USP

Pesquisador do CNPq e coordenador de Letras e Lingüística da CAPES/MEC, é professor titular da FFLCH da Universidade de São Paulo. Publicou cerca de quarenta títulos de livros (livros de autoria individual, organização de coletâneas críticas e antologias), entre eles A escrita neo-realista (1981); História social da literatura portuguesa (1984); Tempos da Literatura Brasileira (1985); Literatura, história e política (1989); Fronteiras múltiplas, identidades plurais: um ensaio sobre mestiçagem e hibridismo cultural (2002); De vôos e ilhas: literatura e comunitarismos (2003). Entre as coletâneas que organizou ou co-organizou, podem ser mencionadas Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas (2000); Personae: grandes personagens da literatura brasileira (2001); Incertas relações: Brasil e Portugal no século XX (2003); Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo & outras misturas (2004); Portos flutuantes: trânsitos ibero-afro-americanos (2004) e Moderno de nascença: figurações críticas do Brasil (2006).

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Abdala Junior, B. (2008). Notas históricas: solidariedade e relações comunitárias nas literaturas dos países africanos de língua portuguesa. Gragoatá, 13(24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33157