Duas viagens, um destino, Moçambique

Autores

  • Regina Zilberman UFRGS

Palavras-chave:

Relações Europa-África. Representação. Hibridismo

Resumo

Duas viagens, ocorridas entre 1550 e 1560, levaram dois aristocratas portugueses da Índia para a costa oriental da África, hoje Moçambique: a do militar Manuel de Sousa Sepúlveda e a do sacerdote D. Gonçalo de Oliveira. Jerônimo Corte Real narra a primeira viagem em Naufrágio do Sepúlveda, em 1594; Mia Couto, a segunda em O outro pé da sereia, em 2006. As duas obras expressam o modo como se manifestam as relações entre Europa e África.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Zilberman, UFRGS

Licenciou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorou-se em Romanística pela Universidade de Heidelberg. Com pós-doutorado na Brown University, recebeu, da Universidade Federal de Santa Maria, o título de Doutor Honoris Causa. É professora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora da Faculdade Porto- Alegrense. Entre suas publicações recentes, contam-se Fim do livro, fim dos leitores?, O tempo e o vento: história, invenção e metamorfose, Como e por que ler literatura infantil brasileira, Literatura e pedagogia: ponto & contraponto.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Zilberman, R. (2008). Duas viagens, um destino, Moçambique. Gragoatá, 13(24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33158