Outros poderes, outros conhecimentos – Ana Paula Tavares responde a Luís de Camões

Autores

  • Margarida Calafate Ribeiro Universidade de Coimbra, Portugal

Palavras-chave:

Poder. Conhecimento. Poesia

Resumo

A partir da poesia de Ana Paula Tavares, procurarei mostrar neste artigo como a dupla premissa do poder e do conhecimento, sobre a qual se ergueu o colonialismo dos séculos XIX e XX, foi femininamente reapropriada, subvertida, desmultiplicada e antropofagizada, revelando outras identidades. Este processo inaugura assim um tempo pós-colonial de possibilidade de acesso e valorização de outros conhecimentos, de outros poderes, expressos noutras línguas, noutros sons, noutras escritas, e hoje transmitidos em língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida Calafate Ribeiro, Universidade de Coimbra, Portugal

É investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra; Responsável da cátedra Eduardo Lourenço, na Universidade de Bolonha e Visiting Researcher Associate do King’s College, Universidade de Londres. Os seus actuais interesses de investigação incluem estudos pós-coloniais, literatura portuguesa e de países de língua portuguesa, e história do império português, em particular as guerras coloniais. Das suas publicações, destacam-se os livros África no Feminino: as mulheres portuguesas e a Guerra Colonial (Afrontamento, 2007); Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-Colonialismo (Afrontamento, 2004); Fantasmas e Fantasias Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo (com Ana Paula Ferreira) (Campo das Letras, 2003).

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Ribeiro, M. C. (2008). Outros poderes, outros conhecimentos – Ana Paula Tavares responde a Luís de Camões. Gragoatá, 13(24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33161