Uma conversa entre macacos: percalços de um diálogo entre a África e o outro

Autores

  • Lucia Helena UFF

Palavras-chave:

Coetzee. Kafka. Diálogo. Ficção. África do Sul. Mundo

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir o tecido de citações, elaborado por John Maxwell Coetzee, entre A vida dos animais (1999), Elizabeth Costello (2003) e o texto de Kafka, “Um relatório para uma academia”, extraído de Um médico rural (1919). Como entender essa rede textual que se espraia de modo agudo e delicado? Ao manter muito enlaçadas as marcas da autoria, da autobiografia, da ficção, do ensaio e da vida, o texto de Coetzee indica tanto a porosidade quanto a complexidade do ato de escrever. Com essa capacidade de ramificação, sublinha as fronteiras tênues entre o real e o mundo do “como se” que a literatura cria e, também, aponta para candentes problemas de nossa época. Estas questões - que conectam os jogos de linguagem do processo ficcional do autor à representação na linguagem literária atual - é o que se pretende examinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena, UFF

Doutorou-se em 1983 pela UFRJ, na área de Teoria da literatura. Fez pósdoutorado em 1989, em Literatura Comparada, nos Estados Unidos, na Brown University. Ministra cursos em universidades norte-americanas e vem atuando como conferencista nos Estados Unidos e na Europa. Integrou durante muito tempo a cadeira de Teoria da Literatura na UFRJ. Hoje é professora Titular da UFF e pesquisadora 1-A do CNPq. Dentre suas publicações destacam-se Totens e tabus da modernidade brasileira, 1985 (com prêmio nacional), Uma literatura antropofágica,1982; Escrita e poder, 1985; A cosmo-agonia de Augusto dos Anjos, 1984; Modernismo brasileiro e vanguarda, 1996; Nem musa, nem medusa: itinerários da escrita em Clarice Lispector , 2ª. Ed 2006; e A solidão tropical: a modernidade do Brasil e de Alencar, 2006. No prelo, tem o livro Ficções do desassossego: o romance e a consciência trágica, a sair em 2009. Organizou, para a editora Contra Capa, os volumes: Nação-invenção: ensaios sobre o nacional em tempos de globalização, 2004; Literatura e poder, 2006 e Literatura, intelectuais e a crise da cultura, 2007.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Helena, L. (2008). Uma conversa entre macacos: percalços de um diálogo entre a África e o outro. Gragoatá, 13(24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33170