A literatura, hoje: crônica de uma morte anunciada

Autores

  • Sérgio Luiz P. Bellei UFSC

Palavras-chave:

Morte da literatura. Teoria literária. História da literatura

Resumo

Examinada sob uma perspectiva histórica, a questão da possível morte da literatura no momento contemporâneo deve ser entendida tanto no contexto da Era da Teoria, período que vai de meados da década de sessenta aos inícios da década de noventa, como no contexto das mudanças culturais, econômicas, sociais e tecnológicas dos últimos quarenta anos. Afetada a partir do interior do campo literário por uma vigorosa teorização iconoclasta que colocou em xeque os conceitos de autor, texto, leitor e arte, e a partir de mudanças históricas externas que abalaram seus suportes institucionais, a literatura como instituição dá sinais de progressivo enfraquecimento. Nos últimos dez anos, contudo, questionamentos alternativos sugerem que a afirmação da morte do literário pode ter sido precipitada, dada a sua relevância social e cultural no momento contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz P. Bellei, UFSC

Sérgio Luiz Prado Bellei concluiu seu Ph. D. em Literatura Anglo-Americana na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e completou dois trabalhos de pós-doutoramento, também nos Estados Unidos. Seus textos recentes mais importantes incluem o ensaio intitulado “Brazilian Anthropophagy Revisited”, que faz parte da coletânea de ensaios publicada no livro Canibalism and the Colonial World, de 1998, publicado pela Cambridge University Press, na Inglaterra, e o livro O Livro, a Literatura e o Computador, publicado em 2002. É atualmente Professor Titular de Teoria Literária no Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador nível 1A do CNPq.

Downloads

Publicado

2007-12-30

Como Citar

Bellei, S. L. P. (2007). A literatura, hoje: crônica de uma morte anunciada. Gragoatá, 12(23). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33181

Edição

Seção

Artigos de Linguagem