Modernismo brasileño y vanguardia argentina: filiaciones y homenajes (Macedonio y Mario: um diálogo fictício)

Autores

  • Mónica Bueno Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina

Palavras-chave:

Vanguarda, Modernismo, Romance, Margem, Alta cultura, Cultura de massas

Resumo

Modernismo brasileiro e vanguarda argentina: filiações e homenagens (Macedonio e Mario: Um diálogo fictício)

As relações entre a literatura brasileira e a lite­ratura argentina apresentam, em primeiro lugar, a sedução da diferença de línguas. Da mesma maneira, o modernismo brasileiro é, como a van­guarda argentina, uma polifonia que os críticos tentam delimitar. Na América Latina, o romance tem sido um gênero particularmente privilegiado para marcar a forma irreverente da margem cul­tural. Na Argentina, Macedonio Fernández é o ponto de virada na história do romance, alterando consideravelmente os fundamentos epistêmicos da representação. No Brasil, é justamente Mário de Andrade quem põe em crise o marco do gênero.

---

Artigo em espanhol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Bueno, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina

Professora e pesquisadora da Universidad Nacional de Mar del Plata (Argen­tina), na cátedra de Literatura Argentina. Tem trabalhado sobre a vanguarda argentina, especialmente sobre a obra de Macedonio Fernández, que é parte de sua tese de Doutorado. Dirige o grupo de pesquisa Cultura y política en la Argentina no CELEHIS (Centro de Letras Hispanoamericanas) de la UNMdP, que atualmente desenvolve uma pesquisa sobre questões culturais durante as ditaduras de Brasil e Argentina. É integrante do projeto bilateral Mar­gens/Márgenes que edita a revista do mesmo nome. Entre suas publicações: Macedonio Fernández, un escritor de Fin de Siglo, (Genealogía de un vanguardista)(2000); Premio Cuadro de Honor, Corregidor; AAVV Diccionario sobre la novela de Macedonio Fernández, Ricardo Piglia (comp), Fondo de Cultura Económica (2000); Conversaciones imposibles con Macedonio Fernández (comp), Corregidor, Ensayo, Buenos Aires, (2001); Centro Editor de América Latina. Capítulos para una historia, Siglo XXI (2006).

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Bueno, M. (2007). Modernismo brasileño y vanguardia argentina: filiaciones y homenajes (Macedonio y Mario: um diálogo fictício). Gragoatá, 12(22). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33197