Textualidade, imagem e mestiçagem na crônica de Guamán Poma

Autores

  • Consuelo Alfaro Lagorio UFRJ

Palavras-chave:

Crônicas da conquista, Iconografia da conquista, Literatura do Peru

Resumo

Felipe Guamán Poma de Ayala (1526?-1615) é o cronista andino, autor de Nueva Crônica y buen gobierno, cujo texto reproduz, entre outros, os processos críticos de identidade, resultado dos acontecimentos históricos da América a partir do século XVI. A crônica envolve um interdiscurso entre tradição oral da língua materna e literali­dade em segunda língua, mas recorre também à tradição iconográfica andina, como parte dos con­flitos desta identidade. Consciente do irreversível das mudanças pelas quais passavam as sociedades andinas, o cronista índio decide formular por escrito o que conhece ‘de oídas’, o que recolhe à maneira de um ‘etnógrafo’, o que lê nas crônicas espanholas e o seu próprio testemunho sobre os acontecimentos e seus antecedentes históricos. O texto escrito está acompanhado de desenhos que o ilustram, o que dá um caráter iconográfico especial ao documento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Consuelo Alfaro Lagorio, UFRJ

Fez a graduação e a pós-graduação na PUC de Lima-Peru, e o doutorado em Lingüística em Paris. Trabalhou na Reforma Educativa do Peru, na década de 70, no Ministério de Educação, na elaboração de políticas públicas sobre a relação espanhol/ línguas indígenas. Atualmente é professora na gradu­ação e pós-graduação da UFRJ, na área de Estudos Lingüísticos (Língua Espanhola) e faz parte do GT Historiografia Lingüística, produzindo uma reflexão sobre as políticas lingüísticas, a partir de documentação colonial ibérica. Nessa perspectiva histórica, a autora tem priorizado as questões relativas às estratégias de difusão das línguas na região dos Andes, a par­tir do século XVI, especialmente no tocante a ensino, nessas situações de contato. As publicações tratam principalmente sobre política lingüística colonial hispânica.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Lagorio, C. A. (2007). Textualidade, imagem e mestiçagem na crônica de Guamán Poma. Gragoatá, 12(22). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33204