Gramaticalização e dessentencialização de construções com predicados de atitude proposicional

Autores

  • Sebastião Carlos Leite Gonçalves UNESP

Palavras-chave:

oração matriz, gramaticalização, dessentencialização, parentéticos

Resumo

Recorrendo a dois tipos de construção com predicados matrizes (parecer e achar/crer), diferentes no estatuto argumental da completiva (sujeito e complemento, respectivamente) e semelhantes na codificação das atitudes subjetivas do falante (evidencial/modal epistêmico), mostro a tendência de essas construções se gramaticalizarem e se dessentencializarem, desvinculando-se de suas orações encaixadas e se recategorizando como satélites atitudinais. Essa alteração sintática afeta a construção complexa, que, de biclausal, passa a monoclausal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Carlos Leite Gonçalves, UNESP

Doutor em Lingüística pela UNICAMP e professor do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários da UNESP – Campus de São José do Rio Preto. É coordenador do Projeto ALIP (Amostra Lingüística do Interior Paulista), financiado pela FAPESP, e integra o Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional do IBILCE/UNESP. Tem publicação em vários periódicos de circulação nacional, como ALFA – Revista Lingüística, Estudos Lingüísticos; Revista Sínteses, Revista Scripta, Revista Veredas, Cadernos de Estudos Lingüísticos, Revista Delta, Boletim da Abralin etc.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Gonçalves, S. C. L. (2006). Gramaticalização e dessentencialização de construções com predicados de atitude proposicional. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33220

Edição

Seção

Artigos de Linguagem