A gradação tipológica das construções de voz

Autores

  • Roberto Gomes Camacho UNESP

Palavras-chave:

voz passiva, voz impessoal, voz média, topicidade

Resumo

A caracterização tipológica da passiva envolve, segundo Givón, (1981), três domínios funcionais: atribuição de um tópico, impessoalização e detransitivização. O principal interesse deste trabalho é fornecer uma caracterização escalar e não discreta para as diferentes construções de voz disponíveis na gramática do português com base nesses três domínios funcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Gomes Camacho, UNESP

Doutor em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP, Campus de Araraquara, com estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Amsterdã. É professor do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários da UNESP, campus de São José do Rio Preto. Atua como vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional e como membro da equipe de pesquisadores do Projeto de Gramática do Português Falado nas áreas de Sociolingüística e Sintaxe Funcional. Publicou inúmeros artigos em revistas nacionais e internacionais, além de capítulos de livros em obras coletivas.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Camacho, R. G. (2006). A gradação tipológica das construções de voz. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33221

Edição

Seção

Artigos de Linguagem