O uso do modo subjuntivo em orações relativas e completivas no português afro-brasileiro

Autores

  • Vívian Meira UNEB

Palavras-chave:

sociolingüística, língua portuguesa - subjuntivo, comunidades afro-brasileiras - Bahia

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a variação no uso do modo subjuntivo nas orações relativas e completivas no falar de quatro comunidades rurais afro-brasileiras do interior do Estado da Bahia. Com o suporte teórico-metodológico da sociolingüística variacionista e o recurso ao pacote de programas VARBRUL para o processamento quantitativo dos dados lingüísticos, analisou-se o encaixamento desse processo variável na estrutura lingüística e social das comunidades de fala estudadas. Do ponto de vista lingüístico, as formas do modo subjuntivo ocorrem com maior freqüência em duas situações: (i) uma de base morfológica, em que o uso das formas de subjuntivo se dá tanto com verbos quanto com o tempo em que a oposição subjuntivo versus indicativo é mais saliente; (ii) outra de base semântica, em que o contexto de irrealidade tende a favorecer o uso do modo subjuntivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vívian Meira, UNEB

Mestre em Lingüística Histórica pela UFPB. Professora assistente de Língua Latina e Diversidade Lingüística do Brasil da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus XX. Publicou A variação no uso do modo subjuntivo: Um estudo sociolingüístico do português rural da comunidade de Morrinhos – BA no IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN, 2005, Brasília, e Encontros e desencontros na realização da vibrante em coda silábica no Encontro Internacional de Fonética e Fonologia, Associação Brasileira de Fonética e Fonologia, 2004, São Luis, Maranhão.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Meira, V. (2006). O uso do modo subjuntivo em orações relativas e completivas no português afro-brasileiro. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33226

Edição

Seção

Artigos de Linguagem