O papel da mesclagem conceptual na construção do significado do angulador “um tipo de”

Autores

  • Angelina Aparecida de Pina UFRJ

Palavras-chave:

angulador "um tipo de', mesclagem conceptual, construção do significado

Resumo

Baseado na teoria dos espaços mentais, o principal objetivo deste artigo é verificar o papel que a mesclagem conceptual desempenha na construção do significado do angulador do português um tipo de. Analisando sentenças contendo esse angulador, é possível concluir que o significado de um tipo de depende da mesclagem conceptual que ele incita: um mapeamento entre um espaço ‘input’ (entidade) e um outro espaço ‘input’ (categoria / membro mais prototípico de uma categoria), um espaço genérico, uma projeção parcial para o espaço mescla (a entidade, a categoria / membro mais prototípico de uma categoria e algumas propriedades partilhadas) e uma estrutura emergente (categoria flexível / hiperonímia).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelina Aparecida de Pina, UFRJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas-Língua Portuguesa da UFRJ e professora substituta de Filologia Românica na UFRJ. Autora da resenha de Desvendando os segredos do texto (Revista Leitura: Teoria & Prática), dos artigos “Iniciação às investigações sobre anguladores” (Revista Soletras), “Da Lógica Formal à Semântica Cognitiva: considerações sobre as modalidades” (Revista Eletrônica do IH), e de trabalhos em anais de congressos.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Pina, A. A. de. (2006). O papel da mesclagem conceptual na construção do significado do angulador “um tipo de”. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33227

Edição

Seção

Artigos de Linguagem